
A Prefeitura de Araras, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), realiza nesta quinta-feira (5) a 13ª Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Com seis eixos temáticos, o evento visa construir propostas voltadas para a proteção integral infantojuvenil e acontece das 8h às 16h, na FHO (Fundação Hermínio Ometto).
A Conferência Municipal é a primeira etapa da iniciativa, que é realizada nas três esferas do governo (federal, estadual e municipal). Nesta fase do processo, serão eleitos delegados para serem os representantes de Araras na Conferência Estadual, responsáveis por apresentar as propostas debatidas no município.
Eixos temáticos e grupos de trabalho
Eixo 1: Aprimoramento do controle social e fortalecimento da participação social;
Eixo 2: Fortalecimento dos conselhos tutelares;
Eixo 3: Promoção da convivência familiar e comunitária;
Eixo 4: Prevenção e enfrentamento das violências;
Eixo 5: Prevenção e erradicação do trabalho infantil e proteção de adolescentes no trabalho;
Eixo 6: Aprimoramento da execução das medidas socioeducativas.
Programação da 13ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente
8h: Credenciamento e acolhida
8h30: Abertura oficial
9h: Leitura e aprovação do regimento
9h30: Apresentação temática
10h: Grupos de trabalho – Eixos 1 a 6
12h: Intervalo
13h30: Retomado dos grupos e sistematização
14h30: Plenária final e apresentação das propostas
15h30: Eleição dos delegados
16h: Encerramento
DIA: 05/11/2026 (quinta-feira)
HORÁRIO: das 8h às 16h
LOCAL: Auditório Central “Dr. Roberto Mercatelli”, bloco A da Fundação Hermínio Ometto - Av. Dr. Maximiliano Baruto, n° 500, Jardim Universitário
Programação completa.
Secom/Prefeitura de Araras