Realizado no último domingo (25), o 32º Cortejo Águas de Oxalá reuniu aproximadamente 300 pessoas da cidade e da região, marcando o início do Calendário Turístico do município.
A concentração começou às 8h, em frente à Casa da Memória “Pedro Pessotto Filho”, com a louvação aos orixás. A partir das 10h, o Cortejo seguiu em direção à Igreja Santa Cruz, onde aconteceu a dança de roda e a tradicional lavagem das escadarias.
“Além de simbolizar purificação e a renovação da fé, o ato de lavar a escada traz uma simbologia de luta contra a intolerância religiosa e a segregação racial”, explica o secretário municipal de Cultura, Mussa Daniel.
O Cortejo Águas de Oxalá também faz parte do calendário Turístico do Estado de São Paulo por meio da Lei 16.562, de 31 de outubro de 2017. “Esse evento é um marco para Araras, tendo em vista que mexe não só com a nossa comunidade, mas também atrai pessoas de várias cidades da nossa região, fomentando o turismo no município. Que venham outras tantas edições deste importante evento”, disse a secretária municipal de Turismo, Anete Monteiro dos Santos Casagrande.
O evento é uma realização da Comunidade de Terreiro Ilê Axé de Iansã e conta com apoio da Prefeitura de Araras.
Secom/Prefeitura de Araras