A Rede Municipal de Ensino de Araras celebra um avanço no Índice de Fluência Leitora de 2025, com nota de saída em 6,7. O resultado representa um avanço em relação ao índice apurado em 2024, de 6,3. Em percentual, o município avançou 13,7% no número de leitores fluentes.
Em 2025, a avaliação foi realizada com 633 alunos dos 2ºs anos do Ensino Fundamental da cidade, no início e no fim do ano, sendo mensurados os índices de entrada e de saída, respectivamente.
O Índice faz parte do Programa Alfabetiza Juntos SP, vinculado ao Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada (CNCA), iniciativa do Governo Federal. O objetivo do programa é analisar o desempenho individual dos alunos na leitura e compreensão de textos escritos, identificando-os como pré-leitores (níveis de 1 a 4), leitores iniciantes ou leitores fluentes.
O município também registrou melhora na porcentagem de alunos leitores iniciantes e fluentes, com aumento de 38% quando comparados os índices de entrada e de saída de 2025. Ao mesmo tempo, os níveis dos pré-leitores 1, 2 e 3, foram de 19% para 0%, uma redução que mostra a evolução na alfabetização das crianças. A porcentagem de pré-leitores nível 4 também caiu de 41% para 15%, uma redução de 26%.
“Podemos perceber avanços tanto nas avaliações de entrada quanto nas de saída quando comparamos os anos de 2024 e 2025. Tivemos melhoras em todos os índices e isso mostra o trabalho sério que foi realizado no último ano. Esse resultado é fruto do esforço de todo nosso time para que ofertemos uma educação de qualidade aos nossos alunos”, afirma o secretário municipal de Educação, Bruno Roza.
Secom/Prefeitura de Araras