A Secretaria Municipal da Saúde realizou no último sábado (29) um mutirão de combate à dengue no bairro José Ometto. Ao todo, 651 casas foram vistoriadas e 1.031 objetos e 40 pneus foram retirados, por serem possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti.
Além disso, a equipe do Setor de Combate a Endemias também fez o controle focal, quando há aplicação de larvicida em recipientes. “Foi uma ação muito importante para barrarmos a proliferação do mosquito e conscientizarmos a população. Precisamos aproveitar o baixo número de casos da doença nesse momento na cidade, para não deixar que o mosquito se reproduza”, explica a chefe do Setor de Combate a Endemias, Luciana Bianco.
Ações simples podem ajudar a eliminar criadouros do mosquito da dengue. Faça sua parte com ações como:
- Não deixe água parada em potes e pratos de plantas;
- Descarte corretamente o lixo doméstico;
- Vede reservatórios e caixas d’água;
- Desobstrua calhas, lajes e ralos;
- Troque sempre a água do seu animal de estimação e lave a vasilha com água e sabão.
Dengue em Araras
Segundo o último boletim epidemiológico, de 2 de dezembro, são 3.905 casos confirmados de dengue em 2025, em Araras, e sete pessoas aguardam resultados de exames. A cidade teve dez óbitos pela doença neste ano e um ainda segue em investigação. Caso apresente sintomas como febre, dor de cabeça, dor no corpo, dor atrás dos olhos, coceira, manchas no corpo, vômito e diarreia, procure o posto de saúde mais próximo de casa.
Secom/Prefeitura de Araras