Nesta sexta-feira (3), a GCM (Guarda Civil Municipal) de Araras completa 58 anos de fundação; atualmente, sob a responsabilidade de João Tranquillo Beraldo, secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Civil, a “Corporação Azul Marinho”, como também é chamada, conta com um efetivo de 186 agentes de segurança, sendo 157 homens, e 29 mulheres.
“Criada pelo então prefeito, Ivan Estevam Zurita, a nossa guarda municipal foi primeira do Estado; o seu objetivo era cuidar do patrimônio público municipal e auxiliar a Polícia Militar, que, na época, possuía somente 13 policiais. Passadas quase seis décadas, a GCM representa desde seus primeiros dias o compromisso firme com a ordem pública e o bem-estar dos cidadãos de Araras”, comentou o secretário Beraldo.
Para o prefeito Irineu Maretto, “a homenagem à corporação celebra não apenas a trajetória institucional, mas também o espírito de serviço, a dedicação e o amor à comunidade que definem cada um dos homens e mulheres que vestem esse uniforme, em prol da segurança municipal. Que os próximos anos sejam repletos de conquistas, fortalecimento e contínua colaboração entre a Guarda Civil Municipal e a população ararense”, disse o chefe do Executivo Municipal.
GCM de Araras
Fundada em 1967, a corporação de Araras foi a primeira Guarda Municipal armada do Estado de São Paulo e era composta por 30 homens subordinados à delegacia de polícia.
O objetivo constitucional da Guarda Municipal era proteger os usuários e servidores dos serviços públicos, bem como preservar o patrimônio do município, evitando conflitos e atos de vandalismo em praças, parques, escolas, centros de saúde e outros locais com grande concentração de pessoas, além de auxiliar as polícias Civil e Militar.
Atualmente, a GCM está incorporada à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Civil, assim como o Departamento de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento, Departamento de Vigilância Patrimonial, Divisão de Defesa Civil e o Departamento Municipal de Trânsito (Demutran).
Pela primeira vez na história, a GCM de Araras tem uma subcomandante mulher: a inspetora Sônia Lima, que assumiu o cargo no último dia 29 de setembro; o comando da corporação é do inspetor Ponessi .
Secom/Prefeitura de Araras