A+ A-
Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 23/09/2025 às 14:48
EMEI Modelo “Prefeito Hermínio Ometto” completa 70 anos
Cerimônia do jubileu de platina aconteceu no último sábado (20)

 

A tradicional EMEI Modelo “Prefeito Hermínio Ometto” completou 70 anos na última semana. Com a presença de autoridades municipais e diversas atividades envolvendo a comunidade escolar, a cerimônia do jubileu de platina aconteceu no último sábado (20), na própria unidade, criada em 1955 para ser o primeiro parque infantil da cidade de Araras.

“São sete décadas formando cidadãos, transformando vidas e deixando um legado que orgulha toda Araras”, comentou o prefeito Irineu Maretto.

Para o secretário municipal da Educação, Bruno Roza, a unidade escolar é um marco na história da educação ararense. “Estamos muito orgulhosos de celebrar esse momento tão especial para essa escola que foi, é, e sempre será a base estudantil de muitos ararenses”, disse Roza.

A cerimônia do jubileu de platina teve como tema “70 anos semeando sonhos” e foi realizada em conjunto com a tradicional Festa da Família que acontece todos os anos na escola. O evento teve música, recepção feita pelos alunos da EMEIEF Thereza Colette Ometto (TCO) e também a apresentação da música “Herdeiros do Futuro”, feita pelos alunos do 2º ano B da EMEI Prefeito Hermínio Ometto. Em seguida foi servido um almoço aos alunos, familiares e demais presentes.

 

História

Juridicamente legalizada em 20 de julho de 1955, a unidade escolar teve sua origem como o primeiro Parque Infantil Modelo, passando a funcionar apenas no segundo semestre daquele ano.

Desde então, a escola desenvolve atividades pedagógicas que beneficiam estudantes da Região Central, Jardim do Trevo e Jardim Anhanguera, acolhendo também demandas de outros bairros da cidade. Ao longo das décadas, consolidou-se como referência em educação, sempre pautada na formação integral do aluno, no incentivo à cidadania e no fortalecimento dos valores comunitários.

O patrono da instituição, Dr. Hermínio Ometto (1914-1986), deixou um legado inestimável ao município de Araras, seja na política, na educação, na cultura, no esporte ou na infraestrutura urbana. Em sua gestão como prefeito (1952-1955), promoveu melhorias significativas para a cidade e contribuiu para a criação de importantes equipamentos públicos, muitos deles ainda presentes no cotidiano da população.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Créditos das fotos: Danilo Lima/Secom-PMA

Secom/Prefeitura de Araras