A+ A-
Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 17/09/2025 às 15:09
Troféu “José Daniel Neto” abre a Copa Araras 2025
No estilo recopa, taça será decidida entre A.E Cruzeirinho e Paulista FC, neste domingo (21), às 9h, no Estádio Municipal “Joel Fachini” (campo do Comercial FC)
José Daniel Neto, defendendo o Atlético Futebol Clube, em 1982. Créditos: Arquivo Pessoal

 

A abertura da Copa Araras 2025, que substitui o Campeonato Amador de Futebol, acontece oficialmente neste domingo (21), às 9h, no Estádio “Joel Fachini” (campo do Comercial FC), com a disputa do Troféu “José Daniel Neto”, uma homenagem ao ex-jogador de futebol profissional, que em Araras defendeu as cores do Atlético Futebol Clube (Galo) e do União São João (Verdão).

No estilo recopa, a taça será decidida entre os times A.E Cruzeirinho e Paulista FC, campeões da 1ª e 2ª divisão do antigo Campeonato Amador de Futebol (o popular “Amadorzão”) 2024.  A decisão acontece em jogo único e em caso de empate, o título será decidido nos pênaltis.

“Essa disputa será uma competição anual, uma tradição de nosso calendário esportivo, realizada sempre para abrir a Copa Araras. Em 2026, o confronto será entre os campeões da Copa Araras e da Taça Ararense, a divisão de acesso”, explicou o secretário de Esportes, Luiz Paulo Franco.

 

Sobre o homenageado

José Daniel Neto (1959-2024), mais conhecido como Daniel, nasceu em Campinas/SP, era casado com Célia Daniel, pai de três filhos: João Paulo, Rodrigo e Marília; sogro de Renata e Jesarela; e avô de cinco netos: Mateus, Maria Eduarda, Sara, Alice e José.

Segundo o seu filho João Paulo, também ex-jogador do União São João e com passagem pelo futebol internacional, seu pai era um fanático por futebol e, por um período, conseguiu realizar o sonho de ser jogador profissional.

“Meu pai atuou nas categorias de base da Portuguesa de Desportos, de 1976 a 1977, e no Guarani, de 1977 a 1978. Em 1981, já em Araras, jogou no Atlético Futebol Clube, se transferindo para o União São João, em 1982. Após essa rápida passagem no profissional, ele seguiu como jogador de futebol amador em várias equipes de nossa cidade”, disse o filho João Paulo.

Além da carreira de jogador, José Daniel foi treinador do futsal da Secretaria de Esportes em duas oportunidades: em 1997, nos Jogos Regionais; e em 2021, comandando a seleção Araras Futsal.

Por mais de 30 anos, fez parte do Grupo Amigos da Montex, que mistura futebol e resenha, com reuniões toda quinta-feira.

“Meu pai sempre foi minha maior referência e inspiração para me tornar jogador profissional de futebol; se consegui jogar até no exterior, foi graças a ele. Até hoje, quando acontece algo relacionado ao futebol, lembro do meu pai, penso em mandar uma mensagem, enfim, sinto muita falta dele. Em nome da minha família, quero agradecer essa homenagem muito significativa para todos nós”, finalizou João Paulo.

 

Copa Araras 2025

A Copa Araras 2025 terá a participação de 16 times, divididos em dois grupos, são eles:

Grupo A: AE Cruzeirinho, Paulista FC, Salão Zé Mario, Projeto Vila FC, Nacional FC, Evolução FC, Flamenguinho, Desportivo Ararense.

Grupo B: EC José Ometto, Colômbia FC, Impérios FC, Família Fluminense, Pastre FC, Família Campão FC, Borussia JR e EC Nordeste.

Segundo a Secretaria de Esportes, a 1ª rodada da Copa Araras está prevista para o dia 28 de setembro (domingo). Os locais dos jogos ainda estão sendo decididos e serão divulgados em breve.

 

José Daniel Neto com os filhos João Paulo (camisa do Atlético Futebol Clube), Rodrigo (camisa do União São João) e o neto Mateus (camisa do União São João). Créditos: Arquivo Pessoal

 

José Daniel Neto comemorando gol. Créditos: Arquivo Pessoal

 

José Daniel Neto e a esposa Célia Daniel. Créditos: Arquivo Pessoal

 

José Daniel Neto e família. Créditos: Arquivo Pessoal

 

Secom/Prefeitura de Araras