O prefeito Irineu Maretto tomou posse nesta segunda-feira (30) como presidente da Junta de Serviço Militar de Araras. Conforme determina a Constituição Federal, é de responsabilidade do município a administração da Junta Militar, por isso o chefe do Executivo assume a presidência do órgão.
Na solenidade, o prefeito leu o juramento e assinou o termo de posse, se comprometendo a zelar pelo serviço prestado. “É um ato simples, mas cheio de significados”, disse o delegado do PRM 02/001 (Posto de Recrutamento e Mobilização do Exército Brasileiro) de Sorocaba, 1º Tenente Robson Luiz de Souza.
Também participaram da cerimônia oficial de posse os Subtenentes Nonato e Vinícius, do Tiro de Guerra 02-053 de Araras; o soldado Raphael; a secretária da Junta, Erika Malvestiti; o Chefe de Gabinete, Célio Casarin; o secretário de Governo, André Batistela; o secretário de Segurança Púbica, João Tranquillo Beraldo; e o diretor Wanderlein Geraldo Júnior.
Último dia para se alistar
A Junta Militar é responsável pelo serviço de alistamento dos jovens do sexo masculino, com 18 anos, e também presta todo tipo de atendimento relativo à obtenção de documentos de natureza militar, como segunda via do certificado.
Esta segunda-feira (30) é o último dia para os jovens que completam 18 anos em 2025 – nascidos em 2007 – se alistarem no Serviço Militar obrigatório. Para isso, basta acessar o site https://alistamento.eb.mil.br/alistamento e ter cadastro na plataforma Gov.br. Em caso de dúvidas, é só procurar a Junta Militar, que fica no CAM (Centro de Atendimento ao Munícipe) “Antônio Casadei”, na Avenida Zurita, nº 681, Jardim Belvedere. Por ser o último dia de alistamento, o local atende até as 16h nesta segunda-feira (30). Normalmente, o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 08h30 às 10h30 e das 13h30h às 15h30.
Secom/Prefeitura de Araras