A GCM (Guarda Civil Municipal) de Araras realizou nesta sexta-feira (16) mais uma operação com o objetivo de intensificar a fiscalização de trânsito e coibir a criminalidade. “Fizemos bloqueios nas principais entradas da cidade, evitando que criminosos adentrem ao nosso município e também para verificar possíveis infrações”, disse o secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Civil, João Tranquillo Beraldo.
Além da GCM, participaram também agentes e viaturas do 10° BAEP (Batalhão de Ações Especiais) da Polícia Militar de Piracicaba.
Trânsito perigoso
Segundo dados da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Civil, em 2024, 453 pessoas foram vítimas de acidentes de trânsito no município. Destas vítimas, 343 tiveram ferimentos graves e duas morreram. “São números alarmantes! Essa é nossa maior preocupação: tornar o trânsito da cidade melhor. Os bloqueios também servem nesse sentido", afirma Beraldo.
As principais causas dos acidentes são excesso de velocidade, distração causada pela utilização de celular enquanto dirige, desrespeito à sinalização, condutores dirigindo sob efeito de bebidas alcoólicas e veículos trafegando sem condições de segurança.
Secom/Prefeitura de Araras