A+ A-
Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 14/04/2025 às 16:41
Licitação para construção da ETE acontece em junho
Principal etapa da Estação vai tratar esgoto com eficiência e de acordo com normas da Cetesb; anúncio da licitação e de outras obras foi feito em evento de 100 dias de governo
A licitação para a construção da principal etapa da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Araras acontecerá no próximo dia 2 de junho. Foto: Arquivo Secom/PMA

 

No evento que marcou os 100 dias da atual gestão municipal, realizado na última sexta-feira (11) na Casa da Memória “Pedro Pessoto Filho”, o prefeito Irineu Maretto anunciou que a licitação para a construção da principal etapa da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Araras acontecerá no próximo dia 2 de junho. Sem a intervenção, a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) não libera novos empreendimentos na cidade, sejam residenciais ou industriais.

“Sem a instalação de novas empresas, sem a construção de casas próprias e sem novos empreendimentos imobiliários, o desenvolvimento do município fica totalmente comprometido, como já está”, afirmou Maretto. “Com a intervenção, o esgoto passará a ser tratado com eficiência que a Cetesb exige. Esta obra é nossa prioridade para garantir não só desenvolvimento, mas também para cuidarmos melhor do meio ambiente e da nossa saúde”, concluiu o prefeito de Araras.

 

Contas do Saema

Em seu pronunciamento, Maretto também destacou que o Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras) fechou dezembro de 2024 com déficit de R$ 1,7 milhões. Porém, já registra o terceiro mês de superávit, com R$ 1,3 milhões em caixa no mês de março de 2025.

 

Outras obras

Além da licitação da ETE, outras obras serão feitas na cidade. Também no evento de 100 dias de governo, o prefeito Irineu Maretto falou sobre a construção do Anel Viário entres a Zona Leste e o Jardim Aeroporto. Essa é uma das 22 obras que precisam de verbas dos Governos Estadual e Federal, sendo que esses valores já estão sendo solicitados.

Já com a recente aprovação do Projeto de Lei 67/2025, na Câmara Municipal de Araras, a Prefeitura poderá redirecionar verbas do Finisa (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento) para a retomada de obras até então paralisadas na cidade. As empresas responsáveis pela execução das mesmas já estão sendo notificadas para reiniciarem os trabalhos.  Ao todo são doze obras. Confira, a seguir.

 

Obras que serão retomadas em Araras

- Pontes e rotatória da Avenida Fábio da Silva Prado

- Pavimentação da Arr 030 – Luiz Segundo D’ Alessandri

- Conclusão das obras do Boulevard do Lago Municipal

- Obras de Revitalização do Lago Municipal

- Conclusão das obras da Escola do Campo

- Construção da Escola do Jardim Alto da Colina

- Revitalização da Praça Luiz Patrocínio Cabrini (Narciso Gomes)

- Continuidade das obras da Praça do Jardim Jair Della Coletta

- Reforma do Ginásio de Esportes do Narciso Gomes

- Finalização da demolição do Esqueleto ao Lado do Terminal

- Continuidade das obras da Casa Afro

- Continuidade das obras da Casa da Mulher

 

Secom/Prefeitura de Araras