A+ A-
Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 05/02/2025 às 10:58
Assistência Social atendeu 5.669 pessoas em situação de rua em 2024
Trabalho articulado com Saúde e Segurança Pública garante atendimento humanizado
Centro Pop oferece espaço de higiene pessoal e alimentação às pessoas em situação de rua. Foto: Secom/PMA

 

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com o Instituto de Difusão Espírita (IDE) atendeu 5.669 pessoas em situação de rua ao longo do ano de 2024, uma média 19 atendidos por dia. “O mês com maior rotatividade foi julho, com 368 atendimentos. Com trabalho articulado com dispositivos da Saúde, buscamos superar as situações de abuso de substâncias psicoativas e violações de direitos”, afirma Bianca Barbosa do Vale, coordenadora da Proteção Social Especial.

A pasta realizou um novo levantamento das pessoas em situação de rua no município. Atualmente, são 110 ativos com o cadastro único atualizado. Algumas pessoas não acessam o serviço do Centro Pop (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua) “Dr. Narciso Gomes”, permanecendo nos bairros mais afastados. “Com o apoio da Ronda da Guarda Civil Municipal (GCM) realizamos abordagens para acolher e orientar sobre os serviços ofertados no município. Além disso, articulamos parcerias com o albergue do IDE e com a rede socioassistencial do município, principalmente o Caps AD”, explica o coordenador do Centro, Sidinei de Pontes.

 

Centro Pop

O Centro Pop (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua) “Dr. Narciso Gomes” é o principal ponto de acolhimento às pessoas em situação de rua do município. No local, a equipe da Secretaria de Assistência Social oferece atendimento psicossocial, oficinas de higiene pessoal e realiza o Cine Pop, uma sessão de cinema seguida de roda de conversa.

Além das atividades, o Centro Pop também conta com espaço para higiene pessoal, café da manhã, doação de marmitas e passagem para os “trecheiros” (pessoas sem residência fixa, que se deslocam a pé entre cidades).

 

Centro Pop

Avenida Dona Renata, 788, Centro – próximo ao McDonald’s

Atendimento das 07h às 16h

(19) 3547-6672

 

Secom/Prefeitura de Araras