Aconteceu na manhã desta terça-feira (4), no auditório da Secretaria Municipal da Saúde, a primeira reunião do Comitê de Combate à Dengue em 2025. O objetivo é integrar as ações que serão realizadas pela Prefeitura em parceria com instituições de saúde do município. “O nosso foco é na população, pensar como vamos fazer esse trabalho de prevenção com a comunidade”, explica Paulo Rafael Moreira, do Setor de Controle de Endemias.
Por conta da situação de alto risco de transmissão por dengue, as reuniões serão quinzenais. Segundo boletim divulgado hoje (4), Araras contabiliza 207 casos positivos da doença em 2025. Além das confirmações, outros 23 aguardam resultados, sete pessoas estão internadas e um óbito já foi confirmado. A faixa etária dos 40 a 49 anos é a com mais registros: são 46. Já as regiões com maior número de notificações são leste I (46 casos), norte (44) e sudeste (35).
Nesta terça-feira (4), os agentes de Endemias estiveram no Jardim São João, que fica na região norte, para fazer a nebulização e vistoria nas residências. Além disso, a Prefeitura divulgou na última semana ações da cidade contra o Aedes aegypt, dentre elas, a aquisição de testes rápidos para diagnóstico da dengue; realização de treinamento para os profissionais da saúde de Araras para o uso do teste rápido; aquisição de nebulizadores e pulverizadores para conter a proliferação do mosquito; fortalecimento da campanha de vacinação contra a doença; e o aumento na fiscalização feita pelas equipes da Vigilância Epidemiológica, com aplicação de multa em casos de imóveis que servem de criadouros.
O combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, é responsabilidade de todos. Por isso:
• Elimine os criadouros: Tampe caixas d’água e barris; limpe calhas e ralos regularmente para evitar acúmulo de água; jogue fora ou armazene adequadamente pneus velhos, garrafas e recipientes que possam acumular água.
• Cuide do seu quintal: Inspecione semanalmente áreas externas e internas da casa em busca de possíveis criadouros; não deixe lixo exposto; mantenha sacos de lixo fechados e descarte-os corretamente.
• Troque a água dos animais de estimação regularmente e limpe os potes com água e sabão.
• Use areia nos pratinhos das plantas para a água não acumular.
• Mantenha piscinas sempre limpas e com a água tratada.
Problema nacional
O número de casos da doença deve aumentar ainda mais durante este ano. Essa é a previsão de especialistas e se deve a diversos fatores: às mudanças climáticas – está chovendo mais e são mais dias com a temperatura média próxima a 26 ºC, 27 ºC, 28 ºC -, a maior parte da população não tem os anticorpos contra a dengue, ou seja, nunca entrou em contato com o vírus; e a circulação do sorotipo 3. Só no estado de São Paulo, são 54.026 casos confirmados até o dia 3 de fevereiro.
Secom/Prefeitura de Araras