Procon Araras orienta sobre cuidados ao comprar na Black Friday
Pesquisar reputação da empresa antes de fazer uma compra online é uma das indicações dos especialistas
Neste ano, a Black Friday acontece na próxima sexta-feira (29) e muitos consumidores esperam a data para fazer compras com descontos maiores. Porém, antes de aproveitar é preciso tomar alguns cuidados.
Para compras online:
- Pesquise o site em plataformas como Reclame Aqui, Consumidor.gov, Lista do Procon São Paulo com empresas que devem ser evitadas pelos consumidores.
- Prefira fornecedores reconhecidos ou indicados por amigos e familiares.
- Evite sites que só tenham como contato um celular, e não apresentam e-mail corporativo, endereço completo ou CNPJ ativo.
- Desconfie de preços muito abaixo dos valores de mercado, verifique se não há repasse do valor no frete (preços muito baixos com frete elevado).
Se mesmo tomando as precauções algo der errado, conheça seus direitos enquanto consumidor:
- Arrependimento – Para compras online, o consumidor tem sete dias para desistir da compra, contando a partir do dia da entrega. Para compras presenciais na loja, conheça a política de troca e devolução de cada estabelecimento para produtos sem defeito.
- Informação adequada e clara – Quais as condições para aceitar devolução ou troca de produtos; parcelamento, juros e taxas, deve apresentar os preços na vitrine, especificar qualidade, quantidade, características, composição. A loja deve informar previamente o valor do frete.
- Troca de produto com defeito – O consumidor pode pedir a troca ou devolução em 30 dias para perecíveis e em 90 dias para duráveis. A troca deve acontecer em 30 dias, no máximo.
“Orientamos que o consumidor mantenha registros da compra, seja a nota fiscal, recibo ou prints da tela do computador ou celular”, explica Boris Hermanson, procurador do munícipio em exercício no Procon Araras.
Quem precisar do atendimento presencial do Procon deve agendar pelo telefone/WhatsApp (19) 3542-8996 ou pelo e-mail proconararas@araras.sp.gov.br. A unidade ararense fica no CAM (Centro de Atendimento ao Munícipe) “Antônio Casadei”, na Avenida Zurita, 681, Jd. Belvedere, e atende de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. A reclamação também pode ser feita pelo site www.araras.sp.gov.br/procon.
Secom/Prefeitura de Araras