Publicado em: 01/07/2024 às 10:58
Secretaria de Meio Ambiente alerta sobre a cinomose canina
Contágio se dá por meio das fezes, urina, saliva e secreções ocular e nasal do cão doente; doença não é transmitida para seres humanos

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura alerta sobre a cinomose canina, doença viral grave que afeta cães, causando febre, secreção nasal, pneumonia, diarreia, vômito, podendo levar a complicações neurológicas severas. É altamente contagiosa e pode ser fatal, especialmente para filhotes e cães não vacinados.

“O Canil Municipal desenvolve atividades para prevenir a doença em nossa cidade. Porém, há surtos nos bairros Jardim das Orquídeas, Portal do Sol, Jardim Aeroporto, Jardim Vida Nova Araras. A prevenção é a chave para proteger seu cão contra a cinomose. Cuide bem do seu amigo”, comentou Natália Amaral Ambrósio, veterinária e responsável pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM).

Proteja o seu amigo e pratique a guarda responsável:

1 - Vacinação em dia: mantenha todas as vacinas atualizadas, incluindo a vacina contra a cinomose.

2 - Higiene e cuidados médicos: mantenha o ambiente limpo e propício à saúde do seu pet. Consulte um médico veterinário regularmente para check-ups e tratamentos preventivos.

3 - Controle de passeios e contatos: evite exposições desnecessárias a outros cães desconhecidos, especialmente em áreas de alta transmissão. Passeios somente com a guia e após a conclusão do calendário de vacinação dos 90 dias.

4 - Nutrição adequada e exercícios: ofereça uma dieta equilibrada e promova atividades físicas adequadas para fortalecer o sistema imunológico do seu cão.

5 - Amor e atendimento: dê atenção, carinho e amor ao seu animal, proporcionando-lhe um ambiente seguro e feliz.