Publicado em: 28/12/2023 às 10:43
Secretaria de Meio Ambiente alerta para cuidados com os animais neste Ano Novo
Leis municipal e estadual proíbem a soltura de fogos com estampido
Foto: Getty Images

A Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura alerta para os cuidados com os animais neste Ano Novo. “Tanto no âmbito municipal quanto no estadual, temos leis que proíbem a soltura de fogos de artifício com estampido”, afirma o secretário Rodolfo Bergamin.

Mesmo assim, os animais domésticos acabam sofrendo com o barulho neste final de ano. Por isso, tome os seguintes cuidados:

- Acomode os animais em casa, em um lugar onde possam se sentir em segurança;

- Feche portas e janelas para evitar fugas e acidentes;

- Tampões nos ouvidos podem ser colocados minutos antes e tirados logo após os fogos;

- Forre o chão ou cubra o animal com um cobertor;

- Forneça alimentos leves. Distúrbios digestivos provocados pelo pânico podem levar a óbito.

Além dos animais, o barulho do estampido pode desorientar idosos, enfermos, crianças, pessoas autistas e epilépticos. “Pedimos que as pessoas denunciem na Polícia Militar ou na Guarda Civil Municipal caso saibam da soltura dos fogos que são proibidos”, reforçou Bergamin.

A Lei Municipal 4.997/2017 prevê que somente são permitidos os fogos silenciosos durante eventos na cidade de Araras. Já a Lei Estadual 17.389/2021 proíbe a soltura de fogos com estampido em São Paulo e estipula multa de 150 vezes a Ufesp (Unidade Fiscal do Estado de São Paulo), aproximadamente R$ 5.100 para pessoas físicas e R$ 13.700 para empresas.

Denuncie

Polícia Militar 190