Publicado em: 16/11/2023 às 16:11
Araras tem o 1º estabelecimento registrado pelo SIM (Serviço de Inspeção Municipal)
O registro nº 001 foi concedido à empresa Casa do Torresmo “Du João”, localizada na Rua 13 de maio, no Centro

Araras tem o seu 1º estabelecimento alimentício registrado pelo SIM (Serviço de Inspeção Municipal). A primeira emissão de título (registro nº 001) foi concedida à empresa Casa do Torresmo “Du João”, localizada na Rua 13 de maio, no Centro.

A emissão do título aconteceu nesta semana e foi recebida pelos responsáveis do estabelecimento: João Adenilson Bonatto, Ana Lúcia Palma Bonatto e Rafael Masteguim de Menezes (médico veterinário e responsável técnico).

“A emissão deste 1º título foi concedido após a atualização das normativas e publicação do Decreto nº 7.246/2023, que concede prazo para regularização de todos os estabelecimentos de produtos de origem animal, sob inspeção municipal”, explicou o secretário municipal de Meio Ambiente e Agricultura, Rodolfo Bergamin.

Após a concessão, o secretário e Natália Amaral Ambrósio (médica veterinária responsável pelo SIM) conheceram a planta de processamento e verificaram as alterações realizadas a pedido da legislação vigente. “O estabelecimento já foi incluído no sistema e-SISBI (Sistema para gestão dos estabelecimentos cadastrados pelos serviços oficiais de inspeção) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Há outros registros já estão em análise”, completou Bergamin.

Todos os estabelecimentos registrados no SIM serão inseridos nesse sistema, assim como os produtos e rótulos registrados no serviço de inspeção.

Apoio do SIM

Além de repassar as normas e todos os trâmites aos estabelecimentos, o SIM tem realizado um trabalho de orientação no período de readequação das empresas. Porém, ainda há estabelecimentos que não realizaram a solicitação de registro no Ganha Tempo.

O prazo concedido pelo Decreto nº 7.246/2023 termina no próximo dia 3 de dezembro. Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, após esse prazo todos os registros já concedidos pelo SIM, antes da publicação da lei municipal nº 5.575/2022, serão extintos.

Outras informações sobre o registro podem ser consultadas no site www.araras.sp.gov.br/sim e pelo telefone 3547-6704 (Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura).