Araras registra uma queda de aproximadamente 98% no número de casos de dengue este ano em comparação com o mesmo período de 2022, é o que mostram os dados disponibilizados pela Secretaria da Saúde, por meio do Setor de Endemias.
Em 2023, o município registra até o momento, 56 casos da doença sendo os dois últimos (um contraído na cidade e outro fora) no mês de setembro, março foi o mês em que houve mais casos foram contabilizados 17. Já em 2022, o número de pessoas infectadas alcançava a marca de 2.910 no mesmo período, sendo o pico em abril com 1.156 casos.
Avaliação de Densidade Larvária
O Setor responsável pelo controle de endemias realiza neste começo de outubro, a 4ª e última ADL (Avaliação de Densidade Larvária) para medição do Índice de Breteau, que define a quantidade de insetos em fase de desenvolvimento encontrados nas habitações humanas pela quantidade de total vistoriada.
Atualmente, o índice larvário em Araras está no nível satisfatório, com pontuação menor que 1. A classificação proposta pelo Programa Nacional de Controle da Dengue segue o seguinte parâmetro: índices até 1 são satisfatórios; de 1 a 3,9 envolvem estado de alerta; e acima de 3,9 de risco.
Além da dengue, o Aedes também transmite o zika vírus, chikungunya e febre amarela. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3551-5840 (Setor de Controle de Endemias).
Secom/Prefeitura de Araras