Publicado em: 01/08/2023 às 13:30
Radares começam a emitir multas hoje (1º de agosto)
Equipamentos punitivos e educativos foram instalados em 17 pontos da cidade

A partir de hoje (1º de agosto), os radares fixos, de avanço de sinal vermelho e lombadas eletrônicas começam a emitir multas. “Na última semana, os radares foram aferidos pelos técnicos do Ipem-SP e estão funcionando normalmente. Os equipamentos são de tecnologia avançada e têm como principais objetivos a educação no trânsito e a segurança de motoristas, pedestres e animais. A punição será imposta somente aos motoristas que desrespeitarem as leis”, explicou Valdir Albertini, diretor do Demutran (Departamento Municipal de Trânsito).

Todos os dispositivos estão sinalizados conforme a resolução 798 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito). São 17 equipamentos instalados em diferentes pontos da cidade, em caráter educativo e punitivo.

13 pontos punitivos (radares e lombadas)

- Avenida Dr. Maximiliano Baruto (2 sentidos), próximo aos nºs 119 e 849

- Avenida Padre Alarico Zacarias, próximo ao nº 1506

- Avenida Luiz Carlos Tunes (2 sentidos), próximo ao loteamento residencial

- Avenida Loreto, próximo ao nº 839

- Avenida Dona Renata, próximo aos nºs 5.225, 4.585, 350 e ao Ginásio de Esportes “Nelson Rüegger”

- Avenida Dona Renata e Avenida Fábio da Silva Prado, no cruzamento das vias. O radar de avanço de sinal vermelho fica desligado das 23h às 6h.

4 pontos educativos – sem emissão de multas (lombadas)

- Rua Benjamin Constant, próximo ao nº 42 (EMEIEF Prefeito Herminio Ometto)

- Avenida Senador César Lacerda de Vergueiro (2 sentidos), próximo aos nºs 1.060 e 920

- Rua dos Antúrios, próximo ao nº 97 (descida para Jd. Sobradinho)

De acordo com o Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo), as infrações podem gerar de 4 a 7 pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação):

Avançar o sinal vermelho do semáforo: infração gravíssima, 7 pontos, R$ 293,47

Transitar em velocidade superior à máxima permitida em até 20%: infração média, 4 pontos, R$ 130,16

Transitar em velocidade superior à máxima permitida em mais de 20% até 50%: infração grave, 5 pontos, R$ 195,23

Transitar em velocidade superior à máxima permitida em mais de 50%: infração gravíssima, 7 pontos, R$ 880,41 x3

Outras informações podem ser obtidas na Secretaria de Segurança Pública pelo telefone 3543-1547.