Publicado em: 25/04/2023 às 15:16
Serviço de Inspeção Municipal (SIM) lança cartilha com informações para a regulação do comércio local
Órgão é responsável pela fiscalização de produtos de origem animal e passa por uma reestruturação, em parceria com a ESALQ/USP

Em parceria com a ESALQ (Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz") da USP (Universidade de São Paulo), o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) preparou um material com toda a informação necessária para que os produtores e comerciantes locais possam atender às normas legislativas necessárias para o recebimento do selo que certifica que os itens à venda foram elaborados sob as condições de higiene adequadas (clique aqui e acesse o material).

A iniciativa faz parte do processo de reestruturação do SIM, em parceria com a ESALQ, e tem como objetivo transmitir informações sobre as atribuições desse órgão e sua importância para a garantia da qualidade higiênico-sanitária dos produtos de origem animal produzidos em Araras.

O que é o SIM?

O SIM, que faz parte da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura, é o órgão responsável por fiscalizar e monitorar o cumprimento de normas e processos produtivos para garantir a segurança dos alimentos comercializados na cidade. O Serviço de Inspeção Municipal é um dos órgãos responsáveis por garantir a segurança alimentar e visa assegurar a qualidade sanitária dos produtos alimentícios que são produzidos em nosso município e que chegam até a mesa do consumidor.

Com o objetivo de preservar e fortalecer a saúde pública do município, o órgão regulador também ajuda no controle de doenças, agrega valor à produção agropecuária local, além de desenvolver o comércio do município, aumentando a renda familiar e gerando empregos para os moradores. A iniciativa atende à legislação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Animais destinados ao abate, seus produtos, subprodutos e matérias-primas além de pescados, leite, ovos e derivados, mel de abelha e seus derivados apícolas são alguns dos produtos fiscalizados e inspecionados pelo Serviço.

Para consultar os documentos necessários para a solicitação do registro no Serviço de Inspeção Municipal, acesse a carta de serviços do site do Ganha Tempo. Para mais informações entre em contato no número (19) 3541-2558 ou sim@araras.sp.gov.br.