Publicado em: 18/04/2023 às 15:22
Clube do Livro de Araras: aberta a votação para nova temporada
46 obras foram sugeridas para debate, 15 serão escolhidas; votação segue até o dia 26

A Biblioteca Martinico Prado abre votação para selecionar os livros que farão parte dos debates na temporada 2023/24 do Clube do Livro. Das 46 sugestões, 15 serão escolhidas para as discussões mensais. Clique aqui e vote nas obras que mais te interessam para a nova temporada e aqui para ler a justificativa de cada obra sugerida. O prazo para participar é até o próximo dia 26 (quarta-feira).

Entre os gêneros literários sugeridos estão clássicos nacionais e internacionais, além de obras contemporâneas, de terror ou suspense, best sellers, ensaios, memórias e/ou biografias.

A iniciativa, que conta com a participação de ararenses e moradores de outras localidades, teve início em 2019, quando dois leitores assíduos se reuniram para realizarem conversas sobre as mais diversas obras.

Conheça o Clube do Livro

Os idealizadores Isabella Spatti e Danton Favaretto contam que tiveram a ideia para reunir pessoas com o gosto comum por literatura na cidade, enquanto promoviam um encontro social entre esses moradores. “Marcamos a primeira reunião pela internet, pelo menos 10 pessoas apareceram. Apesar da timidez, foi uma tarde muito agradável”, conta Danton.

Logo em seguida mais leitores entraram no grupo de debate, que ocupava as cadeiras da Biblioteca nos últimos sábados de cada mês para discutir sobre os mais diversos temas. “Durante a pandemia, lemos ‘A Morte de Ivan Ilitch’ de Tolstói, a leitura e a reflexão sobre a obra mexeu com as nossas emoções justamente porque lidar com a própria mortalidade pode ser algo assustador. Acho que a literatura traz um conforto por mostrar que essas angústias não são individuais”, disse Isabella.

O bibliotecário Gustavo Grandini Bastos também participa de todos os encontros do Clube e ressalta a importância desse tipo de iniciativa. “O Clube dá possibilidade de pensar as coisas de outros modos, por exemplo, algo que parece óbvio durante a leitura e que na discussão em grupo é apontado de outro modo pelos participantes”, disse.

“Cada encontro tem um número de participantes que varia, geralmente, sempre ficamos entre sete e dez participantes. Esse número pode ser maior dependendo da obra a ser discutida, por exemplo, foram os casos de ‘Maus’, ‘Torto Arado’, ‘O Morro dos Ventos Uivantes’ e ‘1984’”, completou. A história em quadrinhos “Maus” reuniu mais de 20 participantes e foi a leitura de janeiro de 2020.

A transição de presencial para a plataforma virtual possibilitou que pessoas de outras cidades pudessem participar do encontro mensal, como o próprio Danton. “Desde a pandemia, mantemos o encontro virtualmente já que pessoas de outras cidades e até outros estados começaram a participar”.

No sorteio realizado no começo de 2022, 22 obras foram sugeridas para a temporada 2022/2023 e, após 183 votos, 14 foram selecionadas, entre clássicas como “Memórias Póstumas de Brás Cubas” de Machado de Assis e histórias mais contemporâneas como “A filha perdida” de Elena Ferrante. A obra que fecha a temporada é “O Pintassilgo” de Dona Tartt, em maio.

Espaço da Cultura

Além da oportunidade de participar de um encontro social que fomenta a leitura e a troca de ideias, os fãs de literatura têm na Biblioteca acesso a obras de forma gratuita, por empréstimo. Em 2022, a quantidade de livros emprestados teve uma diferença de 1.542 unidades a mais, foram 7.699 obras no ano passado, contra 6.157 em 2021, ano ainda afetado pela pandemia da Covid-19.

Fundado em 1954, o local também oferece outros serviços para os interessados pela história da cidade e pela leitura, com uma média de 30 mil obras no acervo, é um espaço cultural e informacional, oferecendo um espaço com internet, mesas e cadeiras para estudos, sala de informática com nove computadores que recebeu mais de 600 visitas no ano passado, visitas guiadas para turmas de escolas de Araras e a disponibilização de materiais sobre a história do município.