Publicado em: 21/03/2023 às 16:05
Ação marca Dia Internacional da Síndrome de Down, comemorado nesta terça-feira (21)
Evento aconteceu no Lago Municipal com alunos do CAEE Ettore Zuntini, da APAE, do CEREN e da Avida

Um evento organizado pela Prefeitura, em parceria com o COMDEF (Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência) e realizado na manhã de hoje (21) no Lago Municipal “Fábio da Silva Prado” celebrou o Dia Internacional da Síndrome de Down. “É uma data muito importante para a inclusão, para valorizar esse momento maravilhoso”, disse a vice-prefeita Anete Monteiro dos Santos Casagrande.

Com apresentações de dança e teatro, a iniciativa contou com a presença de alunos do CAEE (Centro de Atendimento Educacional Especializado) Ettore Zuntini, da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) Araras, do CEREN (Centro de Estimulação e Reabilitação Educacional e Neurológico) e da Avida (Associação Para Valorização e Inclusão das Pessoas com Deficiência).

“É um momento muito importante para eles socializarem, reverem os amigos, se sentirem importantes e amados”, disse a coordenadora do CAEE, Mara de Andrade.

Segundo a presidente do COMDEF, o evento também é importante para o trabalho desenvolvido pelo Conselho. “Que as pessoas passem a ter oportunidades, liberdade e principalmente os direitos assegurados”, afirmou Valquíria Bera.

Já a secretária de Assistência Social, Pascoala Perches, ressaltou o papel do poder público na inclusão de pessoas com deficiência na sociedade. “É extremamente significativo, porque cabe a nós, enquanto poder público, também fazer essa mobilização de sensibilização para integração desse grupo”, disse.

Também estiveram presentes representantes das secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação; do Fuss (Fundo Social de Solidariedade) de Araras; da GCM (Guarda Civil Municipal); e as vereadoras Miriam Vanessa (presidente da Câmara Municipal), Ana Júlia Casagrande e o vereador Márcio Tonissi.

Equipe do CEREN também participou do evento. Foto: Danilo Lima/Secom

Atendidos pela APAE fizeram uma apresentação de dança. Foto: Danilo Lima/Secom