A+ A-
Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 11/07/2025 às 16:18
Caravana Energia da Cultura: formações continuam neste fim de semana
Encontros sobre gestão cultural tiveram início na última semana e acontecem no Centro Cultural de Araras; produtor da iniciativa se reuniu com prefeito Irineu Maretto
Apresentação da Orquestra de Violeiros no último dia 6, no Café com Viola. Foto: Caravana Energia da Cultura

 

O projeto Caravana Energia da Cultura, uma parceria do Cultura e Mercado com o Instituto Neoenergia, realiza neste fim de semana, na sexta-feira (11), sábado (12) e domingo (13), a segunda parte das formações sobre gestão cultural para profissionais da área, de Araras e de toda a região. Os eventos são gratuitos e os interessados podem se credenciar presencialmente no Centro Cultural “Leny de Oliveira Zurita”.

Nesta sexta-feira (11), das 19h às 22h, acontece a formação “Conhecendo o Território: histórico e potências locais”, com Wander Sá, artista interdisciplinar e educador ararense com atuação em projetos culturais e pedagógicos em diversas regiões do país. No sábado (12), a temática é a Lei Rouanet e os projetos que podem ser incentivados com ela. A formação acontece das 10h às 17h30, com intervalo para almoço das 13h às 14h30, e será apresentada por Lívia Carmona, produtora cultural e sócia da Linha Soluções Culturais.

No domingo (13), último dia de Caravana, acontece o evento “Articulando o território – conexões criativas e espaço artístico”, das 9h às 13h. Todos os conteúdos contam com tradução em Libras.

A Caravana iniciou os trabalhos em Araras na semana passada, com formações na sexta-feira (5), no sábado (6) e no domingo (7), quando uma das atrações foi o show Raízes Sertanejas, com a Orquestra de Violeiros de Araras, em parceria com o Café com Viola, da Secretaria de Cultura. A apresentação também aconteceu no Centro Cultural “Leny de Oliveira Zurita”.

 

Compromisso com a cultura

Com o objetivo de conhecer melhor o projeto e falar sobre a cena cultural do município, o prefeito Irineu Maretto recebeu em seu gabinete, na tarde desta sexta-feira (11), o produtor da Caravana, Gustavo Valezzi. O encontro foi acompanhado pelos secretários Mussa Daniel, da Cultura; André Batistela, do Governo e das Relações Intitucionais, e Eduarda Peccinatti, da Comunicação.

“Araras é a quarta cidade a receber a Caravana em 2025. Já passamos por Mossoró/RN, Feira de Santana/BA e Brasília/DF. O nosso objetivo é criar redes entre os artistas locais e de outras cidades, e tratar das possibilidades de financiamento para projetos culturais”, explicou Gustavo.

O prefeito Irineu Maretto ressaltou a importância de ter a Caravana na cidade. “Ações formativas para gestores culturais contribuem para ajudar a revelar e a garantir espaços para outros artistas. Estamos sempre abertos a parcerias para desenvolver, fomentar e valorizar a cultura do nosso município”, disse.

A Caravana Energia da Cultura tem patrocínio da Neoenergia Elektro, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).

 

O produtor Gustavo Valezzi e Irineu Maretto. Foto: Danilo Lima/Secom

 

Formação começou no dia 4 de julho. Foto: Caravana Energia da Cultura

 

Secom/Prefeitura de Araras