Publicado em: 08/03/2023 às 16:34
Sou Cidadão Solidário: é possível realizar doações durante a declaração do Imposto de Renda
Até 6% do imposto devido pode ser destinado a Fundos municipais, estaduais ou federais sem custos ao declarante

A Receita Federal anunciou a Campanha “Sou Cidadão Solidário” que visa informar os declarantes do Imposto de Renda sobre a possibilidade de destinar até 6% do valor do imposto devido para ajudar crianças, adolescentes, idosos, projetos culturais, audiovisuais e desportivos de Araras, São Paulo ou até mesmo do Brasil.

A porcentagem doada é destinada aos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente e/ou aos Fundos dos Direitos do Idoso, além de projetos do próprio município ou de âmbito estadual ou nacional selecionados no momento da doação.

A doação não gera custo ao declarante já que seus valores são descontados do imposto devido, sendo assim, aqueles que precisarem realizar o pagamento vão ter esse valor abatido, e aqueles que receberem restituição, vão ter o valor corrigido acrescentado no saldo final.

Pessoas físicas e empresas podem realizar a destinação no ato da declaração desde que utilizem a declaração no modo completo (clique aqui para conferir o passo a passo). Ao realizar o processo, o declarante recebe boletos referentes às doações, o dinheiro pago, depois, é compensado.

Outras informações sobre a destinação de valores do Imposto de Renda podem ser obtidas na página da Receita Federal.