Publicado em: 18/01/2023 às 16:25
Araras registra índice de estado de alerta para doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti
Das 28 amostras coletadas, 25 foram confirmadas como larvas do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya

Para nortear medidas de combate à dengue, zika e chikungunya - doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti - a Secretaria Municipal da Saúde realizou em janeiro a Avaliação de Densidade Larvária (ADL), onde equipes da Vigilância Epidemiológica visitam residências a fim de realizarem testes em locais de água parada, que servem como criadouros.

Para a Avaliação, foram visitadas 1.799 residências e coletadas 28 amostras de larvas, sendo 25 delas identificadas como do Aedes Aegypti. Com base no resultado das amostras, Araras foi classificada como estado de alerta pelo índice 1,4 do Programa Nacional de Controle da Dengue, registrando um aumento na periculosidade desde a última Avaliação realizada em outubro de 2022, que obteve o índice de 0,4.

A Prefeitura e a Secretaria da Saúde ressaltam a importância da atenção por parte da população ararense a locais que possam reservar água parada, como pneus, baldes, bacias, poças, entulho, vasos de plantas sem furos, entre outros.

Outras informações podem ser obtidas através do telefone 3543-1522 (Secretaria da Saúde).