Publicado em: 24/11/2022 às 10:56
Controle de Endemias realiza ação de conscientização do combate à dengue
Semana Estadual de Mobilização acontece até o dia 26 de novembro

Equipes do Controle de Endemias da Secretaria Municipal da Saúde realizaram ação de conscientização do combate ao Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue e outras doenças. A iniciativa faz parte da Semana Estadual de Mobilização Contra o Aedes aegypti que acontece de 21 a 26 de novembro.

“Esse período que chove e esquenta é mais propício para a reprodução do mosquito, então é bom redobrar os cuidados”, afirma a supervisora de endemias, Alessandra Teles. “Nós estamos aqui para reforçar o papel que a população tem no combate à dengue”.

➜  Confira cuidados que você deve ter para eliminar o mosquito:

1. Atente-se a vasos de plantas, coloque areia nos pratinhos e mantenha limpo;
  2. Livre-se de objetos que acumulam água como potes, garrafas, latas, pneus;
  3. Armazene garrafas e outros recipientes tampados ou de boca para baixo;
  4. Mantenha calhas e caixas d’água limpas;
  5. Higienize recipientes que armazenam água e trate piscinas com cloro;
  6. Tenha cuidado com o lixo, amarrando bem as sacolas.

A dengue mata!

A dengue é apenas uma das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti e pode matar. Fique atento aos primeiros sintomas: febre, dor de cabeça, náuseas, vômitos, manchas vermelhas na pele e dores nas articulações e músculos. O diagnóstico é realizado por exame de sangue, notando a presença de anticorpos contra o vírus.