Publicado em: 21/11/2022 às 16:32
Mais de mil propriedades foram cadastradas no Programa Rotas Rurais
Prefeitura recebeu levantamento nesta segunda-feira (21), por meio da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) Regional Limeira

O prefeito Pedrinho Eliseu recebeu nesta segunda-feira (21) os dados do Programa Rotas Rurais, da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, que reúne informações de mais de mil propriedades rurais do município. Utilizando tecnologias de informação e geolocalização, o Endereçamento Rural Digital (ERD) funciona como um CEP personalizado, que localiza a entrada de cada propriedade ou estabelecimento.

“É muito importante para nós, moradores e produtores, porque facilita na hora de encontrar o local exato de cada propriedade, na hora de receber insumos”, disse José Ribeiro de Araújo, da Cooperativa de Apicultores e Agricultores Familiares de Araras e Região (COAAF), que tem mais de 100 cooperados.

O Programa também traz mais segurança, saúde e cidadania à população das regiões rurais. Segundo Rodolfo Bergamin, secretário municipal de Meio Ambiente e Agriculta, agora é necessário fazer a validação das informações que foram colhidas. “Foi feito, num primeiro momento, o LUPA (Levantamento Censitário das Unidades de Produção Agropecuária)”, explicou. “Os moradores também podem baixar o aplicativo ou procurar a Secretaria para fazer o cadastro”.

A Prefeitura, com os dados em mãos, poderá utilizar essa informação para estabelecer nomes de vias rurais e numeração das propriedades, ou seja, um endereço convencional.

Também estiveram presentes Marcos Jorge e Fernando Tufanin, diretor técnico e assistente de planejamento da CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral) Regional Limeira, respectivamente; e Waldinei Pastre, engenheiro agrônomo da Casa da Agricultura de Araras.

Mais informações sobre o Programa podem ser obtidas no site ou pelo telefone 3547-6704 (Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura).