Publicado em: 01/11/2022 às 15:10
Alunos de escolas municipais e estaduais participam de formatura do Proerd
Cerimônia que aconteceu na manhã desta terça-feira (1), no Teatro Estadual de Araras, teve a presença de mais de 470 alunos
Alunos destaques das escolas receberam medalha durante a cerimônia. Foto: Danilo Lima/Secom

Aconteceu na manhã desta terça-feira (1), no Teatro Estadual Maestro Francisco Paulo Russo, a formatura do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), uma parceria da Polícia Militar e da Secretaria Municipal de Educação.

“É um Programa muito importante para o município e durante um semestre, esses 470 alunos dos quintos anos de escolas municipais e estaduais participaram do Programa e agora concluem a formação. Desde 2000, quando o Programa começou, foram mais de 30 mil alunos formados”, explica a secretária de Educação, Heleine Cristina Villas Bôas.

Neste semestre, sete escolas participaram do Programa: E.E. Senador César Lacerda de Vergueiro, E.E. Coronel Justiniano Whitaker de Oliveira, E.E. Professor Vicente Casale Padovani, Emef Professor Francisco Salles Nogueira, Emef Professor Júlio Ridolfo, Emef Professor Leonaldo Zornoff, Emef Professora Maria Zélia Padovani Martins Pereira (Caic).

“Dessa vez fizemos no ensino público, mas também trabalhamos nas escolas particulares. O mais importante é mantê-los longe das drogas e da violência e mostrar pra eles que é realmente um caminho sem volta”, afirma o Cabo PM Alex, que realiza a formação dos alunos.

Os alunos destaques de cada sala ganharam uma medalha e todos os participantes receberam certificado de participação.

Escola, Polícia e a família

O Proerd tem como base o DARE (sigla em inglês para Drug Abuse Resistance Education), criado em 1983, nos Estados Unidos, pela professora e psicopedagoga Ruth Rich em conjunto com chefe do Departamento de Polícia da cidade de Los Angeles, Daryl Gates. O Programa tem três pilares – a escola, a polícia e a família – e visa orientar as crianças sobre os malefícios do álcool e de outras drogas.

Também participaram da cerimônia a vice-prefeita Anete Monteiro dos Santos Casagrande, o general João Tranquillo Beraldo, o capitão Daniel Lançoni, os vereadores Rodrigo Soares (presidente da Câmara Municipal) e Ana Júlia Casagrande (secretária da Mesa Diretora), e a conselheira tutelar Fátima Barbieri.

Gestores das unidades receberam os certificados para entregarem aos alunos. Foto: Danilo Lima/Secom

A vice-prefeita Anete Monteiro dos Santos Casagrande. Foto: Danilo Lima/Secom

A secretária de Educação Heleine Villas Bôas. Foto: Danilo Lima/Secom