Publicado em: 19/10/2022 às 14:43
Programa “1º Emprego Araras” será votado nos próximos dias pela Câmara Municipal
Projeto prevê pagamento pelo prazo de 90 dias de um salário-mínimo paulista, vale-transporte, seguro de vida e qualificação profissional a jovens e adultos; empresas ficarão responsáveis pela contratação após esse período

Em live (transmissão ao vivo pela internet) realizada na manhã desta quarta-feira (19) no Gabinete, o prefeito Pedrinho Eliseu informou que o Programa “1º Emprego Araras”, projeto que prevê pagamento pelo prazo de 90 dias de um salário-mínimo paulista, vale-transporte, seguro de vida e qualificação profissional a jovens e adultos, será votado pela Câmara Municipal nos próximos dias.

“Pela qualidade, profundidade e relevância, temos certeza da aprovação do Projeto pelos vereadores. Como não temos tempo a perder, já estamos trabalhando nos bastidores para viabilizar as três diretrizes básicas do Programa: público-alvo, contato com as empresas que irão receber os participantes e preparação dos ararenses para o mercado do trabalho”, comentou o prefeito.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Leonardo Dias, reforça que os futuros participantes se engajem com o Programa e acima de tudo, se capacitem. “Infelizmente, muitas pessoas não conseguem uma vaga no mercado de trabalho por falta de qualificação, exigências de escolas técnicas, para auxiliar essa defasagem, teremos apoio da ACIA e do Sebrae. Para os que possuem pendências nos níveis mais básicos de ensino, pedimos que se inscrevam na EJA – Educação de Jovens e Adultos. No caso de dúvidas, que entrem em contato conosco ou com a Secretaria de Educação”, ressaltou Dias.

Como participar?

O interessado em participar do “1º Emprego Araras” deverá ter idade mínima de 16 anos (na assinatura do contrato), não possuir registro na Carteira de Trabalho, ter frequência em cursos de qualificações profissionalizantes (cuja presença será obrigatória) e ser residente em Araras por pelo menos três anos. A previsão de início do Programa é janeiro de 2023.

Após o período de 90 dias (tempo de experiência), as empresas ficarão responsáveis pela contratação dos participantes. “Serão 1.200 pessoas oportunizadas no período de um ano – 2.400, até o final do nosso mandato em 2024. Esse é um projeto inovador e nunca visto em nosso país”, completou o chefe do Executivo.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3544-9400 (Secretaria de Desenvolvimento Econômico).