Publicado em: 13/10/2022 às 14:21
Araras atinge melhor classificação no indicador da Atenção Primária à Saúde desde 2018
Indicador Sintético Final (ISF) passou de 3,89 no primeiro quadrimestre para 6,13 no segundo, um avanço de 58%

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, Araras atingiu o melhor Indicador Sintético Final (ISF) da Atenção primária à Saúde (APS), medido pelo Ministério da Saúde desde 2018. O número passou de 3,89, no primeiro quadrimestre de 2022, para 6,13 no segundo.

São sete indicadores analisados: consultas de pré-natal, exames de HIV e sífilis, consultas odontológicas, exame citopatológico (papanicolau), vacinas, hipertensão e diabéticos. “Nós conseguimos montar equipes de atenção primária em mais três unidades de saúde, o que ajudou muito na melhora do índice. Agora são 15 ESFs (Estratégia de Saúde da Família) e oito EAPs (Equipes de Atenção Primária)”, explica o secretário Alex Zaniboni.

Indicadores do programa Previne Brasil, desde 2018.

Indicador Sintético Final da cidade foi de 3,89 para 6,13.

Maior repasse para a saúde

Com o índice mais alto, o município passa a receber mais repasse do Governo Federal, por meio do programa Previne Brasil, que utiliza quatro critérios: capitação ponderada, pagamento por desempenho, incentivo para ações estratégicas e incentivo financeiro com base em critério populacional.

“Ações que fazemos hoje, como a busca ativa de mulheres que não fazem o Papanicolau há mais de três anos, têm impacto direto no indicador e no serviço prestado à população”, disse o secretário.

Mais informações pelo telefone (19) 3543-1522.