Publicado em: 04/08/2022 às 14:59
Projeto de judô e jiu-jitsu nas escolas municipais melhora resultados dos alunos em sala de aula
Oferta é feita em seis unidades de ensino pelo convênio com a Associação Mercadante de Judô

Alunos de seis escolas municipais podem fazer aulas de judô e jiu-jitsu por meio do convênio entre a Prefeitura e a Associação Mercadante de Judô (Chamamento Público 001/2022). O projeto beneficia, num primeiro momento, 320 crianças e a intenção é ampliar a oferta para outras unidades no próximo ano.

Em algumas escolas há a oferta das duas modalidades e, em outras, apenas do judô. “Aqui na Emef Antônia Marques Dahmen temos as duas modalidades, somando 80 alunos”, explica a secretária municipal de Educação, Heleine Cristina Villas Bôas.

O projeto começou em maio na escola e as professoras já observam mudanças no comportamento dos alunos. “Percebemos uma melhora na disciplina e no rendimento em sala de aula”, diz a diretora da unidade, Helena Salinas.

Oportunidade

Além de benefícios físicos e psicológicos, a prática esportiva pode se tornar uma profissão. “A maior parte dos atletas que passaram pela Associação e seguiram no esporte veio de projetos sociais como esse que estamos realizando nas escolas. É uma oportunidade que eles não podem perder”, afirma o sensei Marcos Mercadante.

No momento, as modalidades são oferecidas nas seguintes escolas:

Emef Prof. Júlio Ridolfo – Jardim São Luiz

Emef Antônia Marques Dahmen – Parque Tiradentes

Emef Profª Adalgisa Perim Balestro Franzini – Parque Tiradentes

Emef Profª Maria Zélia Padovani Martins Pereira (CAIC) – Parque Tiradentes

Emef Prof. Leonaldo Zornoff – Jardim Alvorada

Emef Prof. Joel Job Fachini – Jardim das Nações

Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 3543-8200 ou 3543-8201 (Secretaria de Educação).