Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 20/07/2022 às 11:41
Meio Ambiente e Educação realizam plantio de mudas nativas no Bosque Ararinha
Área de preservação na região leste foi atingida por queimadas criminosas

 

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura realizou na manhã desta quarta-feira (20), em conjunto com a Educação, o plantio de 22 mudas nativas no Bosque Ararinha, na região leste. Foram plantadas as espécies paineira, resedá, mirindiba, aroeira pimenteira, peroba rosa, pau-d’alho e ingá (frutífera).

A área vem sofrendo com queimadas, que pioram por conta do clima seco. “Nós fizemos a recuperação dessa área e, mais para o final do ano, na época das chuvas, nós vamos voltar para recuperar um espaço maior”, explicou o secretário municipal de Meio Ambiente e Agricultura, Rodolfo Bergamin.

A ação com a Educação é interessante para que, desde cedo, os alunos saibam da importância de preservar o meio ambiente. “Nós estamos trabalhando em conjunto com o Meio Ambiente e essa ação tem que ser constante, para desenvolver a consciência ambiental nas crianças”, afirma a secretária municipal de Educação, Heleine Cristina Villas Bôas.

Participaram da ação os alunos das EMEIEF Professor Paulo Gomes Barbosa e Carlos Giovani Bolles, ambas na região leste.

Queimada é crime

Além de danos ambientais e desconforto aos munícipes que residem no entorno, as queimadas atingem a fauna silvestre da localidade. Queimada urbana é crime, segundo o artigo 54 da Lei 9605/98 de Crimes Ambientais, e pode gerar multas que vão de R$1.591,80 a R$2.653 para os infratores (Lei Municipal 5.196/2019, Decreto Municipal 6.561/2019). As denúncias devem ser feitas pelo telefone 156 ou pelo aplicativo da Ouvidoria disponível para download.

 

 

 

 

 

Secom/Prefeitura de Araras