Publicado em: 27/06/2022 às 13:29
Prefeitura inicia limpeza do Cine Theatro Santa Helena
Projeto de revitalização do prédio está em fase de aprovação

A Prefeitura de Araras iniciou nesta segunda-feira (27) a limpeza do Cine Santa Helena, localizado no Calçadão Monsenhor Quércia. Como a cidade tornou-se Estância Turística em 2021, serão destinados até R$ 6 milhões por ano, pelo Governo do Estado, para projetos de turismo e a revitalização do prédio é um deles.

“Queremos fazer um cine teatro, com um café, que será ponto de encontro para as famílias ararenses. O projeto está em fase de aprovação”, afirmou o prefeito Pedrinho Eliseu.

Ao lado do vereador Márcio Tonissi, o prefeito afirmou que as obras também preveem uma reforma do Calçadão e devem começar no final deste ano ou no começo de 2023.

O Cine Santa Helena

Inaugurado em 1930, o Theatro Santa Helena era propriedade de Gerólamo Gaino e foi construído com linhas arquitetônicas que remetiam às salas de espetáculos da belle époque francesa do início do século XX.

O edifício foi como teatro e clube de dança até 1978, quando foi alugado por Noel Taufic e transformado em cinema. Funcionou até meados da década de 90, quando era o único em atividade em Araras.

Após o fechamento, o prédio tombado pelo Comphac (Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural) de Araras serviu de sede a igrejas até ser adquirido pela Prefeitura em 2011.