Publicado em: 22/06/2022 às 16:20
Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura elabora Guia de Arborização Urbana
Cartilha com históricos, orientações e dicas está disponível no hotsite https://araras.sp.gov.br/meioambiente, na opção “Informativos”

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura elaborou o Guia de Arborização Urbana de Araras. Disponível no hotsite https://araras.sp.gov.br/meioambiente, na opção “Informativos”, a cartilha conta com históricos, orientações e dicas.

Com 18 páginas, o Guia atende ao Código de Posturas do Município, por meio da Lei Complementar nº 167/2021, e tem o intuito de orientar a população ararense sobre os aspectos que devem ser considerados no processo de seleção e implantação da arborização urbana, como o emprego de espécies arbóreas de porte adequado ao local disponível para o plantio, além de orientações para o manejo correto.

“O Guia de Arborização traz um recorte histórico do surgimento da arborização no mundo, no país e em Araras, que foi a primeira cidade brasileira a comemorar a Festa das Árvores. Este evento tem o objetivo de sensibilizar a população sobre a importância e a necessidade de conservação do meio ambiente”, explicou o secretário de Meio Ambiente e Agricultura, Rodolfo Bergamin.

Segundo a pasta, a elaboração e publicação do guia de arborização urbana atende a proposta do Programa Município VerdeAzul, criado pela SIMA (Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo), que objetiva melhorias nas condições de desenvolvimento da qualidade ambiental dos municípios paulistas.

“Dessa forma, a arborização urbana deve contribuir para melhorar a qualidade do ar, do solo, promover a regulação da temperatura, amenizar os impactos do aquecimento global, além de promover mais qualidade de vida para a população ararense”, completou Bergamin.

Arborização urbana x fiação elétrica

Com planejamento é possível minimizar e evitar conflitos entre a arborização urbana e a fiação elétrica, melhorar o acesso às calçadas e minimizar danos à drenagem e demais dispositivos da infraestrutura urbana.

Outras informações sobre o Guia de Arborização Urbana podem ser obtidas pelo telefone 3547-6704 (Meio Ambiente e Agricultura).