Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 24/05/2022 às 09:54
Inscrições para o ENCCEJA (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) começa nesta terça-feira
Os interessados podem se inscrever gratuitamente até o dia 4 de junho
A inscrição é gratuita e ocorre por meio virtual, pelo portal do INEP: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/encceja

 

Por meio desse exame, jovens, adultos e idosos, que não terminaram seus estudos na idade prevista, têm a oportunidade de garantir seus diplomas de conclusão do ensino fundamental ou médio.

A inscrição é gratuita e ocorre por meio virtual, pelo portal do INEP: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/encceja.  Na página virtual, está disponível material digital para estudo, assim como provas de edições anteriores para consulta e aprofundamento nos estudos.

A avaliação será aplicada nacionalmente no dia 28 de agosto. Araras está entre as cidades contempladas para aplicação do exame. O local da prova será informado no ato da inscrição.

O estudante que deseja inscrever-se precisa ter, pelo menos, 15 anos completos para prestar o exame para aprovação do ensino fundamental e 18 anos completo caso realize a prova para o ensino médio e apresentar o (CPF) emitido pela Receita Federal do Brasil.

No exame para ensino fundamental, avaliam-se as áreas de Ciências Naturais, Matemática, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física, Redação, História e Geografia. Já ara ensino médio;  Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia), Matemática e suas Tecnologias, Linguagens e Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física), Redação, Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia).

 

Secom/Prefeitura de Araras