Publicado em: 04/05/2022 às 15:25
Em quatro meses, UPA 24h já realizou mais de 38 mil atendimentos
Do total, 26.351 foram destinados a adultos e 10.858 à pediatria; abril foi o mês com mais atendimentos, 11.840 assistências
Total de atendimento da UPA 24h, segundo o Protocolo de Manchester

A Secretaria Municipal da Saúde informa que nos primeiros quatro meses de 2022, a UPA 24h “Elisa Sbrissa Franchozza” realizou mais de 38 mil atendimentos à população ararense.

Do total de atendimentos, 26.351 foram destinados a adultos e 10.858 a pediatria. O mês de abril foi o com mais atendimentos, totalizando 11.840 atendimentos realizados.

De acordo com a pasta, os atendimentos médicos aconteceram da seguinte maneira, nos primeiros meses de 2022: Janeiro (7.680 atendimentos), Fevereiro (7.704), Março (11.051) e Abril (11.840). “Atualmente, a equipe da UPA é composta por cinco médicos plantonistas, sendo três clínicos gerais e dois pediatras, além de enfermeiros, corpo técnico e área administrativa”, explicou o secretário da Saúde, Alex Zaniboni.

Protocolo de Manchester

Assim como em várias unidades de saúde, a UPA 24h utiliza o Protocolo de Manchester - um dos métodos de triagem de pacientes mais eficazes do mundo, que permite que os atendimentos em hospitais sejam realizados de maneira muito mais rápida e eficaz, de acordo com a real necessidade dos pacientes, de forma justa e com tratamento imparcial para todos.

No Protocolo de Manchester, os atendimentos são separados por cores, segundo a gravidade do paciente, da seguinte maneira.

- COR VERMELHA – Situação de Emergência – atendimento imediato;

- COR AMARELA Situação de Urgência – atendimento rápido, mas pode aguardar. Até 50 minutos de espera;

- COR VERDE – Situação de Pouca Urgência – pacientes podem aguardar atendimento ou serem encaminhados para outros serviços de saúde. Até 120 minutos (2 horas) de espera.

- COR AZUL - Situação Não Urgente - pacientes podem aguardar atendimento ou serem encaminhados para outros serviços de saúde. Até 240 minutos (4 horas) de espera.

“Nestes primeiros quatro meses, realizamos 51 atendimentos de emergência, que necessitam de imediatismo. Porém, neste período, a maioria das assistências foi de baixa complexidade, seguindo o protocolo adotado”, concluiu Zaniboni.

Outras informações sobre os atendimentos realizados na  UPA 24h podem ser obtidas pelo 3543-1522 (Secretaria da Saude).

Total de atendimentos da UPA 24h

Atendimentos na UPA 24h nos quatro primeiros meses de 2022