Publicado em: 12/04/2022 às 16:13
Secretaria de Educação detalha logística da merenda escolar de Araras
Ao todo, aproximadamente 22 mil alunos são beneficiados com as refeições diariamente; carnes, hortaliças, estocáveis e frutas estão no cardápio

A Secretaria Municipal de Educação detalhou a logística da merenda escolar de Araras. Ao todo, aproximadamente 22 mil alunos (escolas municipais e estaduais) são beneficiados com as refeições diariamente.

No cardápio são oferecidos carnes, hortaliças, estocáveis (feijão, arroz, macarrão, entre outros produtos) e frutas. “A logística de entrega da alimentação até as escolas do município passa pela Central de Abastecimento, onde temos nosso quadro técnico com nutricionistas, técnicos em Nutrição, uma chefe de Divisão, responsável pela entrega das mercadorias até as unidades e também o apoio da agricultura familiar. Todos os nossos alimentos são de procedência”, explicou a coordenadora da Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação, Mariane Gonçalves.

Além das refeições para atender a totalidade de alunos que não possuem dieta especial, a Secretaria também fornece alimentos para aqueles que são intolerantes a lactose (leites e derivados), com doença celíaca (intolerantes ao glúten) e diabéticos (com níveis elevados de açúcar no sangue). “Não podemos deixar esse público específico de lado, eles merecem uma alimentação de qualidade assim como os demais. Além disso, para diminuir a quantidade de sódio na comida, e deixar o cardápio mais saboroso e saudável, estamos utilizando várias especiarias, como orégano, curry, louro, alecrim, canela, manjericão, entre outras”, disse a nutricionista da Pasta, Roberta Carmargo

A diretora da Emeief Carlos Giovani Bolles, Maria Rosa Alves, destaca que “As crianças estão gostando muito da merenda escolar. Estão provando alimentos nutritivos, balanceados e saborosos, destinados para idade delas”.

Já para a servente de cozinha, Marlene Lopes, o trabalho pode ser árduo, porém, é gratificante. “Nós fazemos tudo isso com muito amor, como se estivéssemos cozinhando para os nossos próprios filhos. A alegria deles é uma recompensa. Ficamos muitos felizes quando eles vêm nos agradecer pela refeição”, disse.

Novidades deste ano

Pare este ano, a Secretaria de Educação reforçou o cardápio fornecido às unidades escolares, com produtos congelados pelo processo IQF (congelamento individual rápido). “Nós temos os cubos de frango, o pernil em cubos, sobrecoxa desossada, peito de frango, carne moída, flocos e iscas. Futuramente, ainda em processo de licitação, teremos o fígado bovino, o peixe e o blend de hambúrguer”, acrescentou a coordenadora da Alimentação Escolar.

Além das proteínas, as unidades terão como novidades os seguintes itens para saladas: alface, acelga, couve, brócolis, couve-flor, entre outros legumes e folhagens. Na parte das frutas, foi acrescentada a nectarina, o mamão, melancia e o abacaxi, dentre outras. O suco integral também foi inserido no cardápio.

“Em caso de algum produto não se enquadrar no padrão de qualidade, a mercadoria é devolvida imediatamente. Não tem como servirmos aos nossos alunos produtos de origem duvidosa”, completou Mariane.

Outras informações sobre a merenda escolar de Araras podem ser obtidas pelos telefones 3543-8200 ou 3543-8201 (Secretaria de Educação).