Publicado em: 07/03/2022 às 14:29
CIPA: gestão 2022/23 inicia semana de treinamentos na Casa da Memória
Orientações também serão realizadas nos dias 9, 10 e 11; no dia 16, acontece a instalação e posse dos novos integrantes da CIPA
Abertura dos treinamentos aconteceu na manhã desta segunda-feira (7). Créditos: Danilo Lima/Secom-PMA

A gestão (servidores municipais eleitos e indicados pela Administração Municipal) 2022/23 da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) iniciou nesta segunda-feira (7), na Casa da Memória de Araras Pedro Pessotto Filho, a semana de treinamentos que visa conhecer as diretrizes da Comissão no ambiente de trabalho.

Organizada pela Secretaria Municipal da Administração, por meio do SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho), as orientações também serão realizadas nos dias 9 (quarta-feira), 10 (quinta-feira) e 11 (sexta-feira). Já no dia 16 (quarta-feira), ocorre a instalação e posse dos integrantes da CIPA.

“Neste primeiro dia, abordamos o estudo do ambiente e das condições de trabalho, os riscos originados do processo produtivo, a metodologia de investigação e análise de acidentes e também as doenças relacionadas ao trabalho”, comentou a engenheira do SESMT, Julia Picciano.

O diretor da Secretaria da Administração, João Paulo Rissi, ressaltou a importância da CIPA na estrutura da Prefeitura. “A CIPA, em conjunto com o SESMT, tem como objetivo promover um ambiente de trabalho mais seguro e saudável para os nossos servidores. Com essa atuação, garantimos resultados importantes como a diminuição de acidentes e também a melhoria nos índices e a diminuição de riscos que levam a Prefeitura a aumentar os gastos com insalubridade, periculosidade, entre outros”, ressaltou Rissi.

Cronograma – Treinamentos CIPA 2022/23

DIA 9 (quarta-feira)

8h - Organização da CIPA e outros assuntos necessários ao exercício das atribuições da Comissão. (palestrante - Júlio Santos)

9h - Noções sobre as legislações trabalhistas e previdenciárias relativas à segurança e saúde no trabalho. (palestrante -  Aroldo)