Publicado em: 13/12/2021 às 14:19
Escola Elefantinho Azul é a primeira empresa de Araras a receber o certificado Selo Verde
As medidas sustentáveis adotadas foram essenciais para a comprovação dos requisitos
Houve também a colaboração de funcionários e frequentadores da escola para o plantio de espécies nativas em uma área de restauração ambiental.

O Programa Ambiental Selo Verde foi instituído pela Lei Municipal nº. 4.760, de 27 de março de 2015 e regulamentado pelo Decreto n°. 6.877, de 9 de junho de 2021. O Programa tem o objetivo de reconhecer as pessoas jurídicas que contribuem para o desenvolvimento sustentável do Município de Araras, por meio de medidas de proteção, preservação e recuperação do meio ambiente e promoção da qualidade de vida da população.

A Escola de Educação Infantil Elefantinho Azul é a primeira empresa a receber o Certificado de Responsabilidade Socioambiental “Selo Verde” da Prefeitura de Araras. O engenheiro agrônomo Danilo Chellegati foi idealizador dos projetos socioambientais na Escola, e contou com o apoio da administração e dos professores da Instituição.

Além da documentação necessária, a Escola comprovou o atendimento aos seguintes requisitos:

1. Desenvolvimento de programa interno de uso racional de água, por meio da implantação de sistema de captação e reuso de águas pluviais, com capacidade de armazenamento de 10.000 litros;

2. Implantação do programa interno de uso racional de energia elétrica pelo aproveitamento da energia solar, que é considerada uma fonte renovável. Com esta iniciativa a Escola passou a ser autossuficiente em energia elétrica;

3. Reciclagem de resíduos orgânicos através do processo de compostagem;

4. Implantação de horta orgânica para autoconsumo da “escola”;

5. Desenvolvimento do Projeto “Lixo Zero”, no qual a escola funciona como um Ponto de Entrega Voluntária - PEV de resíduos recicláveis, que são destinados à Cooperativa Araras Limpa. Em 6 meses, o PEV da Escola Elefantinho Azul recebeu cerca de 500 kg de resíduos recicláveis;

6. Práticas de Educação Ambiental como: construção de obras sustentáveis ou bioconstrução – Casa de Barro; coleta seletiva de resíduos sólidos; visita guiada à Cooperativa de Reciclagem; plantio de árvores; e entre outras atividades.

Além das medidas internas, os professores, colaboradores, pais e alunos realizaram o plantio de 50 mudas de árvores de espécies nativas em uma área de restauração ambiental, situada na Rua Edmir Magdalon, no bairro Villagio Samantha. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura (SMMAA) direcionou a área que recebeu o plantio.

A SMMAA convida as empresas/instituições/associações a participarem do Programa “Selo Verde”. Para participar é necessário atender às disposições estabelecidas no Decreto n°. 6.877, de 9 de junho de 2021 e protocolizar a documentação no Ganha Tempo, através do endereço eletrônico: <https://ganhatempo.araras.sp.gov.br/guiafacil//pesquisa-publica/servicos/1159>.

Dúvidas podem ser sanadas pelo e-mail: projetos.smmaa@araras.sp.gov ou pelo telefone do Departamento de Meio Ambiente: 3547- 8806.