Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 15/06/2021 às 16:01
Covid-19: Saúde esclarece prazos para testagem de pacientes
Em Araras, dois tipos de testes são realizados em pessoas com sintomas da doença, o RT-PCR e Sorológico; Independentemente dos prazos, pacientes devem ficar em isolamento social
Vigilância recebe todos os dados sobre pacientes testados no município e fiscaliza adoção de medidas sanitárias, como isolamento social

 

A Secretaria da Saúde esclarece informações a respeito da testagem relacionada à Covid-19, seus prazos e orientações de isolamento.

 Em Araras, dois tipos de testes são realizados em pacientes com sintomas da doença, o RT-PCR e Sorológico.

Os testes PCR, conhecidos como “testes do cotonete”, são feitos a partir da coleta de mucosa do nariz e da garganta e permitem a detecção do vírus já nos primeiros dias da doença. A orientação é que sejam coletados entre terceiro e sétimo dias após o aparecimento dos sintomas.

Já a partir do sétimo dia de sintomas, a indicação é a realização do Teste Sorológico, que deve ser coletado especificamente no 14° dia de sintomas, isso porque ele é responsável por detectar anticorpos no sangue, a fim de saber se o organismo desenvolveu resposta imunológica em função da exposição ao coronavírus. Se realizado antes desse prazo, o teste poderá apresentar resultados falso-negativos.

“É importante ressaltar que, para que os testes, tanto o PCR, quanto o Sorológico, apresentem resultados corretos é necessário que sejam aplicados em prazos específicos. Não é uma definição aleatória. Nossa principal preocupação é que esses testes apresentem resultados falso-negativos e coloquem pacientes doentes em circulação”, explicou a enfermeira da Secretaria de Saúde, Erika Freitas.  

Em Araras, o teste PCR é realizado na cidade no Centro de Testagem, na Umpar (Unidade de Monitoramento de Pacientes de Alto Risco) e também na UPA 24 horas.

“É importante ressaltar que todos os pacientes que colheram seus exames ou estão com a data agendada precisam se manter em isolamento. Todas as informações de hospitais particulares e laboratórios chegam para a Vigilância Sanitária que acompanha e fiscaliza pessoalmente para ver se esse paciente realmente está seguindo as recomendações sanitárias. Em caso de descumprimento ele poderá, inclusive, ser penalizado”, finalizou a enfermeira.  

 

Secom/Prefeitura de Araras