Publicado em: 12/04/2021 às 17:02
Prefeitura de Araras lança Oficina Melhor Idade Online
Oficinas serão direcionadas a homens e mulheres com idade superior a 60 anos e serão realizadas pelo aplicativo WhatsApp
Lançamento do projeto aconteceu nesta segunda-feira (12)

A Prefeitura de Araras lançou, nesta segunda-feira (12), a Oficina Melhor Idade Online. O projeto contará atividades didáticas e inclusivas de segunda à sexta-feira, das 14h às 15h, em ambientes virtuais no aplicativo WhatsApp. A ação é uma parceria entre a Secretaria de Assistência Social, Fundo Social de Solidariedade e Secretaria de Esportes.

Com o objetivo de criar um espaço de interação, troca de experiências e socialização, por meio de educação e saúde, as atividades serão direcionadas para homens e mulheres com idade superior a 60 anos, que terão a oportunidade de participar de três oficinas: Inclusão Digital, Ginástica Terapêutica/Capoterapia e atividades recreativas.

A Oficina de Inclusão Digital acontecerá as segundas e quartas-feiras e contará com treinamento para a utilização de aparelhos e aplicativos.

Além disso, as terças e quintas-feiras, os munícipes poderão participar da Oficina de Ginástica Terapêutica/Capoterapia, com aulas remotas que vão propiciar uma melhor qualidade da saúde, considerando as limitações físicas dos usuários.

Já as sextas-feiras, o Fundo Social de Solidariedade (Fuss) trará atividades recreativas, além da participação de profissionais convidados, com compartilhamento de informações, orientações e outras posições e dinâmicas para o projeto.

De acordo com a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade (Fuss), Gabriela Zorzo Eliseu, que também atua como fonoaudióloga, a comunicação é importante fator na manutenção da saúde mental.

“Um dos fatores mais importantes para a saúde é manter o cérebro em constante exercício. E é esse nosso objetivo: criar um espaço onde essas pessoas possam interagir, propiciando também a movimentação física e mental, além de protagonismo e autonomia social, trazendo melhorias para a qualidade de vida dessas pessoas”, explicou.

Para o prefeito de Araras, Pedrinho Eliseu, o projeto é uma resposta às mudanças causadas pela pandemia. “A pandemia nos trouxe um referencial diferente de aspectos que considerávamos definitivos em nossas vidas. Por isso, projetos como esse, de acessibilidade, autonomia e fortalecimento das relações sociais e comunitárias, com um olhar mais atento às necessidades de todos, devem ser valorizados, fortalecidos e mantidos”, ressaltou.

As inscrições para o projeto podem ser realizadas pelo site da Prefeitura (araras.sp.gov.br), no link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSecY7E8O2-O3-Q6u9Pg_CY3r8NYAZyQsrlaINdDzRASz3Tt3A/viewform?usp=send_form ou na Secretaria de Assistência Social pelo telefone (19) 3543-1700.