Publicado em: 29/01/2021 às 17:23
Cadastro Único é descentralizado da Secretaria de Assistência Social
Agora, formulário de benefícios do Governo Federal pode ser solicitado nos Cras da cidade; mais de 15 mil famílias são cadastradas em Araras
Atualmente, 15 mil famílias ararenses são cadastradas no CadÚnico

A Secretaria Municipal de Assistência Social informa que a solicitação do Cadastro Único para Programas Sociais, do Governo Federal, não precisa ser realizada mais na sede da pasta, localizada na Rua Treze de Maio, 175, no Centro.

Com a mudança, agora, o formulário pode ser preenchido nos Cras (Centro de Referência da Assistência Social) da cidade, são eles: Cras Leste (José Ometto), Cras Sul - Irmã Annadora Sironi (Jardim Belvedere) e Cras Basílio Penteado Castro (Vila Queiroz). Todos os Centros funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

“Essa descentralização foi planejada para evitar o deslocamento das pessoas até a nossa sede e assim, facilitar a solicitação do CadÚnico pelas famílias. Com essa ferramenta presente nos Cras, será mais cômodo e fácil para todos obter informações sobre os benefícios presentes no cadastro”, explicou o secretário de Assistência Social, Romildo Benedito Borelli (Baiano da Farmácia).

Em Araras, há mais de 15 mil famílias utilizando os programas assistenciais do Cadastro Único. “Atualmente, 1/3 da nossa população é cadastrada no formulário”, completou Borelli.

O que é o Cadastro Único?

O Cadastro Único foi criado pelo Governo Federal para identificar quem são e como vivem as famílias brasileiras que mais necessitam dos programas sociais, e direcioná-las às políticas públicas mais adequadas de acordo com a realidade de cada uma.

É por meio dele que o governo consegue analisar e entender quais são as principais dificuldades que estas famílias enfrentam e pode melhorar a condição de vida delas. Podem se inscrever no Cadastro Único famílias que recebem até meio salário mínimo por pessoa ou que possuem renda de até três salários mínimos.

Para inclusão ou atualização do Cadastro, é obrigatória a apresentação de RG, CPF, título de eleitor, carteira de trabalho (holerite se estiver registrado). Para menores de 18 anos, os documentos necessários são: certidão de nascimento, RG/CPF (se tiver), declaração escolar e comprovante de endereço.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3543-1700 (Secretaria de Assistência Social).

Cras (Centro de Referência da Assistência Social) de Araras

- Cras Leste (José Ometto) – Avenida Lourenço Batistela, 472, José Ometto