Publicado em: 28/08/2020 às 16:39
Novo sistema de drenagem vai evitar alagamentos na Avenida Padre Alarico
Instalação da tubulação começou na última quarta-feira (26), no cruzamento com a Avenida Dona Renata
Projeto hidráulico, elaborado pela equipe da Secretaria Municipal de Planejamento, Gestão e Mobilidade, concentra ações no trecho da Avenida Padre Alarico compreendido entre os cruzamentos com a Rua das Esmeraldas e a Avenida Dona Renata

O novo sistema de drenagem que está sendo instalado na Avenida Padre Alarico Zacharias, Belvedere, vai evitar alagamentos, principalmente, na parte baixa da via pública, próximo à Galeria Happy Day.

A intervenção, iniciada na última quarta-feira (26), faz parte do projeto de melhorias viárias na Avenida, voltado a reforçar a segurança no trânsito e evitar acidentes no local. O projeto é realizado pela Prefeitura de Araras, em parceria com o Detran (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo), e envolve toda a extensão da via pública.

O projeto de drenagem inclui a instalação de 12 novas bocas-de-lobo e mais de 400 metros de tubulação subterrânea, além de sete poços de visita (popularmente conhecidos como bueiros) e dois dispositivos inéditos na cidade para reforçar o escoamento de água. Esses dispositivos envolvem duas grelhas articuladas, com 0,8m de profundidade, que serão instaladas nas duas pistas de rolagem da Avenida Padre Alarico e também na Rua Rodrigues Alves, próximo ao cruzamento com a Rua Monteiro Lobato. Elas vão atravessar as vias de um lado ao outro para ampliar a drenagem da água pluvial e facilitar o escoamento até o Ribeirão das Furnas.

Como vai funcionar

O projeto hidráulico, elaborado pela equipe da Secretaria Municipal de Planejamento, Gestão e Mobilidade, concentra ações no trecho da Avenida Padre Alarico compreendido entre os cruzamentos com a Rua das Esmeraldas e a Avenida Dona Renata.

Nesse local, serão instaladas as novas bocas-de-lobo que, por meio de tubulação subterrânea específica, vão direcionar a água das chuvas aos poços de visita (bueiros). De lá, a água segue por outra tubulação subterrânea até o Ribeirão das Furnas.

Sistema semelhante será instalado na Rua Rodrigues Alves, no trecho compreendido entre a Rua Prudente de Moraes e a Avenida Dona Renata. No local, também serão instaladas bocas-de-lobo, poços de visita e grelhas de concreto, que serão interligadas por tubulação subterrânea. O objetivo é ampliar a drenagem de águas pluviais de outros pontos altos do Belvedere, que desembocam na Padre Alarico e causam transtornos no local.

A obra de drenagem está orçada em R$ 351 mil, o que corresponde a 37% do total dos investimentos feitos no projeto de melhorias viárias da Avenida.