Publicado em: 15/07/2020 às 10:39
Após restauração, prefeito oficializa entrega de imagens de santos para Capela de Santo Antônio
Encontro com padre Carlos Alberto da Rocha será dia 23 de julho, para oficializar a entrega das três imagens já restauradas
Padre Carlos Alberto da Rocha, da Paróquia Nossa Senhora do Patrocínio, recebeu visita nesta semana do vice-prefeito Carleto Denardi

O prefeito Junior Franco e o vice-prefeito Carleto Denardi tem um encontro agendado com o padre Carlos Alberto da Rocha, no dia 23 de julho, para a entrega oficial de três santos restaurados, pertencentes à Capela de Santo Antônio, instalada nas dependências do Solar Benedita Nogueira, onde também funciona a Casa da Memória Pedro Pessotto Filho. A solenidade simbólica será na própria Capela de Santo Antônio.

Três imagens da capela que estavam deterioradas foram restauradas por iniciativa do próprio prefeito e do vice, que arrecadaram doações de parceiros da iniciativa privada. Foram restauradas as imagens do Sagrado Coração, da Imaculada Conceição e do próprio Santo Antônio. O serviço foi executado pela restauradora ararense Lucia Fazanaro Passarini.

O padre Carlos é o atual pároco da Paróquia Nossa Senhora do Patrocínio, responsável pela Capela de Santo Antônio. Neste momento de pandemia não se realiza missa ou outras atividades religiosas com a presença de público. Por este motivo, o evento agendado para dia 23 de julho será simbólico, sem a presença de público. Estarão presentes apenas representantes do governo municipal e da igreja católica.

“Sabemos a importância desta Capela para a comunidade católica ararense e estamos fazendo nossa parte como cidadãos e religiosos. E sabemos, também, que esse importante acervo religioso está em boas mãos, sob responsabilidade do padre Carlos Alberto da Rocha”, comentou o vice-prefeito Carleto Denardi. Ele visitou o padre Carlos nesta semana, na Casa Paroquial, num encontro que tratou desta entrega oficial das imagens.

A Capela de Santo Antônio sempre foi utilizada pelo Asilo de Santo Antônio, fundado em 1929, para abrigar crianças abandonadas. Em 1948 o local foi rebatizado como Educandário Benedita Nogueira, mais tarde denominado somente de Solar Benedita Nogueira, sendo desativado por completo no final da década de 1970. A Prefeitura de Araras passou a utilizar o prédio como Paço Municipal, e a referida capela sempre esteve ativa, inclusive com celebração de missas. O prédio virou a Casa da Memória Pedro Pessotto Filho, uma espécie de museu digital com acervo multimídia sobre a cidade, inaugurado em agosto de 2016, e hoje a Capela de Santo Antônio está montada novamente, com todos seus acervos religiosos.

A Capela de Santo Antônio ainda não pode ser visitada pelo público durante este momento de pandemia. Isso será possível após o Governo Estadual permitir visitações de espaços públicos, conforme cronograma do Plano São Paulo. Mais informações pelos telefones 3542-7602 e 3544-8156.

Imagens já restauradas de Imaculada Conceição, Santo Antônio e Sagrado Coração de Jesus