Publicado em: 29/06/2020 às 16:20
Prefeito entrega à Santa Casa escritura de terreno para construção de Centro Oncológico
Parceria entre Prefeitura, Santa Casa e iniciativa privada vai possibilitar a construção de Centro Oncológico e oferecer tratamento de radioterapia na própria cidade
Gestor da Santa Casa Hildebrando Xavier de Souza,  administrador hospitalar Regis Roberto Olivério, prefeito Junior Franco, vice-prefeito Carleto Denardi e o provedor da Santa Casa Eduardo de Moraes

O prefeito Junior Franco e o vice Carleto Denardi receberam diretores da Santa Casa, nesta segunda-feira (29), no Paço Municipal, para mais um importante passo com o objetivo de construir o sonhado Centro Oncológico na cidade de Araras.

Na ocasião, o prefeito entregou à Santa Casa a escritura já registrada em cartório de um imóvel de 5.658 m², doado pelo Município. O imóvel está localizado na Avenida Milton Severino, esquina com a Rua Carlos Roberlo Carbonero, em frente ao complexo esportivo Planeta Sport Center, no Jardim Santa Efigênia. Representando a Santa Casa estiveram presentes na reunião o provedor Eduardo Moraes, o administrador hospitalar, Regis Roberto Oliverio, e o gestor da Santa Casa, Hildebrando Xavier de Sousa.

Neste imóvel doado pela Prefeitura, a Santa Casa vai construir o Centro Oncológico, para a instalação de um acelerador linear, equipamento necessário para o tratamento oncológico de radioterapia. Atualmente, todos os pacientes de Araras que necessitam deste tipo de tratamento de câncer precisam se deslocar para hospitais de Piracicaba ou Limeira, e muitas das vezes necessitam aguardar uma fila de espera.

Com seu próprio Centro Oncológico, a Santa Casa será mais uma fornecedora do SUS (Sistema Único de Saúde) deste tipo de tratamento, facilitando o atendimento de pacientes de Araras. O Centro Oncológico da Santa Casa será um dos mais modernos e eficientes da região no tratamento contra o câncer.

A construção deste Centro Oncológico envolve várias parcerias. A Prefeitura formalizou a pretensão da doação de uma área bastante valiosa, após o prefeito Junior Franco assinar um Termo de Compromisso em 29 de maio de 2019. Em dezembro do mesmo ano, o prefeito assinou a doação de fato, passando a escritura em nome da Santa Casa. E agora, em junho de 2020, o Município registrou o imóvel em nome da Santa Casa no Cartório de Registros Públicos.

A doação desta área havia sido prometida à Santa Casa anteriormente, mas só foi possível depois que a atual administração conseguiu “destravar” uma questão burocrática que envolvia os limítrofes do referido imóvel, fazendo alteração na Lei nº 4.769, de 29 de maio de 2015, por meio da Lei nº 5.243, de 27 de agosto de 2019. Foi esta alteração recente que possibilitou a assinatura da escritura, transferindo o imóvel para a Santa Casa.

Por parte da Santa Casa, a entidade já tem uma verba federal garantida para a compra deste acelerador linear. A Santa Casa vai fechar um convênio com empresas do setor, que ficarão responsáveis pela construção, instalação dos equipamentos e gestão dos serviços.

“Estamos perto de realizar esse sonho de termos nosso próprio Centro Oncológico. Sou favorável a parcerias deste tipo, tanto que estamos fazendo nossa parte, como gestor público”, comentou o prefeito Junior Franco.

O provedor da Santa Casa agradeceu o empenho do prefeito em resolver com rapidez um pedido da entidade. “O prefeito nos atendeu prontamente em 2019, quando necessitávamos de um documento de intenção de doação, a fim de garantir a verba federal para a compra do equipamento. Agora essa doação foi formalizada, sendo o primeiro passo para podermos construir o Centro Oncológico”, comentou o provedor.

Unificar a quimioterapia e a radioterapia

Atualmente, a Santa Casa já presta serviço de quimioterapia em suas dependências. Já o serviço de radioterapia ainda não existe em Araras.

Com a construção deste Centro Oncológico, a Santa Casa vai instalar o acelerador linear para dar início ao tratamento de radioterapia, e também vai utilizar o novo imóvel para transferir o serviço de quimioterapia para o mesmo local. Numa outra etapa, a Santa Casa pretende oferecer no mesmo Centro Oncológico a quimioterapia infantil, e instalar equipamento para o exame pet scan, para diagnosticar precocemente o câncer.