Publicado em: 23/03/2020 às 13:50
Comércio que não fechar as portas será multado e poderá ter alvará cassado em Araras
Desde a noite do último sábado (21), 140 estabelecimentos que ainda estavam de portas abertas foram orientados a fecharem; multa para descumprimento de decreto é de R$ 2.942,08
SecomEquipes estão percorrendo toda a cidade para notificar proprietários sobre a necessidade de cumprir as medidas impostas

Proprietários de estabelecimentos comerciais de Araras que descumprirem o decreto municipal nº 6.661/2020, que determina o fechamento de locais considerados não essenciais e a suspensão do atendimento ao público, podem ser multados ou até mesmo perder o alvará de funcionamento. A medida oficializada pela Prefeitura no último sábado (21) visa prevenir casos de coronavírus (covid-19) na cidade.

Desde que o decreto começou a vigorar, mais de 140 estabelecimentos que estavam de portas abertas foram orientados pela Guarda Civil Municipal e por fiscais urbanos a fechar. As equipes estão percorrendo toda a cidade para notificar proprietários sobre a necessidade de cumprir as medidas impostas. A multa, para quem descumprir a medida, é de R$ 2.942,08.

O decreto publicado no último sábado (21), pela Prefeitura de Araras, determinou que restaurantes, lanchonetes, pizzarias, lojas de conveniência, bares e entretenimentos mantenham apenas serviços de entrega de mercadorias (delivery), que podem ser acionados pelos clientes por telefone, whatsapp, internet, etc. Fica proibida o acesso do público a esses estabelecimentos, bem como a retirada do produto no balcão.

Continuarão funcionando em Araras, com restrições de higiene e público

• Hipermercados
  • Supermercados
  • Mercados
  • Açougues
  • Peixarias
  • Hortifrutigranjeiros
  • Quitandas
  • Centros de abastecimento de alimentos;
  • Distribuidores de gás;
  • Lojas de venda de água mineral;
  • Padarias, sem consumo no local;
  • Lojas de material de limpeza e congêneres;
  • Oficinas mecânicas, borracharias e guinchos e postos de combustíveis.

Os estabelecimentos acima deverão adotar as seguintes medidas:

• Intensificar ações de limpeza
  • Disponibilizar álcool em gel aos seus clientes
  • Divulgar informações acerca da covid-19 e das medidas de prevenção, especialmente com a fixação de cartazes na entrada e no interior dos estabelecimentos com no mínimo orientação para que as pessoas mantenham-se em suas residências com exceção de casos de urgência.
  • Limitar o acesso a 1 indivíduo por família, evitando aglomeração e permanência de pessoas em seu interior, com a condição de extensão, caso entendam necessário, do horário de funcionamento para atendimento das necessidades da população.