Publicado em: 12/03/2020 às 16:19
Araras, 149 anos: Centro de Educação Ambiental Pró-Arara é inaugurado
Cerimônia aconteceu na manhã desta quinta-feira (12); espaço irá ampliar ações educativas no município
SecomDa esquerda para direita: Carleto Denardi (vice-prefeito e presidente do Saema), Romildo Benedito Borelli (Baiano da Farmácia) – vereador, Fernanda Senter Magajevski (veterinária do Cras Pró-Arara), Daniela Franco (primeira-dama e presidente do Fuss), Ângela Denardi (vice-presidente do Fuss) e Carlos Cerri Junior (secretário de Meio Ambiente e Agricultura), na inauguração do Centro de Educação Ambiental Pró-Arara

O Centro de Educação Ambiental Pró-Arara foi inaugurado nesta quinta-feira (12), no Lago Municipal, com o objetivo de ampliar ações educativas voltadas ao meio ambiente em Araras. A cerimônia aconteceu no Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres), que recebe o mesmo nome. O espaço foi criado pela Prefeitura, por meio do decreto 6.613/2019.

O vice-prefeito e presidente do Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras), Carleto Denardi, ressaltou a importância da criação do Centro Ambiental. “Meio ambiente é o assunto do momento e, por esse motivo, deve ser sempre debatido. E agora com a inauguração do centro educacional, a palavra da vez é educar, passar as informações para as novas gerações e isso é muito relevante. Com o envolvimento de crianças no projeto, vamos colher frutos rapidamente. Elas têm mente aberta e interesse pelo assunto”, comentou Denardi.

Para o secretário de Meio Ambiente de Agricultura, Carlo Cerri Junior, com a inauguração do novo espaço, novos projetos ambientais deverão chegar a Araras. “Sem dúvida esse primeiro passo será dado com a criação do Fundo Municipal de Meio Ambiente, que está para aprovação na Câmara. Quando isso ocorrer, temos a promessa do Ministério Público de recebimento de verbas para ampliação do nosso Cras e suporte para novas atividades. Dos 645 municípios do Estado de São Paulo, Araras é um dos 10 que conta com um Cras. Além disso, a criação do centro é uma maneira de pontuarmos no Programa Município VerdeAzul”, acrescentou.

Já Fernanda Senter Magajevski, veterinária do Cras Pró-Arara desde sua criação, em 2014, diz que essa nova etapa é motivo de orgulho. “É muito gratificante ter visto esse espaço em construção, ter equipado todo o ambiente, recebido mais de 5 mil visitas e agora ser realmente um Centro de Educação Ambiental. Com esse crescimento, nós vamos ampliar os trabalhos, promover ainda mais educação ambiental para a nossa população. Aqui, sempre trabalhamos muito, focando a fauna brasileira e agora iremos ampliar para todo o ecossistema. Nos nossos projetos serão inseridos usos conscientes de materiais, reciclagem, entre outros assuntos voltados ao Meio Ambiente”, completou Fernanda, emocionada.

Além do vice-prefeito, do secretário de Meio Ambiente e da veterinária, também estiveram presentes na inauguração a primeira-dama e presidente do Fuss (Fundo Social de Solidariedade) de Araras, Daniela Franco, a vice-presidente do Fuss Ângela Denardi, o vereador Romildo Benedito Borelli (Baiano da Farmácia), os secretários Célio Casarin (Comunicação Social e Institucional), Márcio Neves (Cultura), Beto Cabrini (Serviços Públicos) e demais servidores municipais.

A inauguração fez parte da programação dos 149 anos de emancipação político-administrativa de Araras. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 3547-8806 e 3547-8794, no Departamento de Meio Ambiente.

Confira a programação completa do Mês de Aniversário de Araras

LANÇAMENTO DA FLAP 2020

17 de março (terça), 9h – Biblioteca Municipal Martinico Prado

Apresentação das atrações da edição 2020 da FLAP (Festa Literária de Araras na Praça).

SHOWS NA PRAÇA

Dias 20, 21 e 22 de março, 20h

Dia 20 (sexta): Coldplayers - Coldplay Cover

Dia 21 (sábado): Banda Monallizza – Tributo a Tim Maia

Dia 22 (domingo): Paula Toller

HASTEAMENTO DAS BANDEIRAS

24 de março (terça), 8h30 – Obelisco da Praça Barão de Araras

Evento comemorativo dos 149 anos de emancipação político-administrativa do Município de Araras.

CENTRO ONCOLÓGICO

26 de março (quinta), 9h – Avenida Milton Severino, esquina com a Rua Carlos R. Carbonero

Entrega da escritura de imóvel de 5.600 m² à Santa Casa de Araras para construção do Centro Oncológico.

PRÊMIO MULHERES PROTAGONISTAS - EDIÇÃO ALICE MARQUES

26 de março (quinta) – Casa da Memória Pedro Pessotto Filho

Evento organizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, em parceria com a Prefeitura de Araras.

4ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DAS MULHERES DE ARARAS

Dias 27 (17h) e 28 (8h) – Casa da Memória Pedro Pessotto Filho

Evento organizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.

CORRIDA 24 DE MARÇO

29 de março (domingo), 7h30 – Ginásio Municipal Nelson Ruegger

Corrida de Rua em comemoração ao Aniversário do Município.