A Secretaria Municipal da Saúde informa que a região norte é a que apresenta mais casos de dengue em Araras. Segundo o boletim semanal divulgado nesta terça-feira (1º), pelo Setor de Combate a Endemias, dos 3.706 casos confirmados no município até o momento, 790 estão na região.
O boletim também aponta que a região leste é a segunda com mais casos da doença, com 776; seguida por Sul (513), Nordeste (419), Sudeste (356), Oeste (338), Sudoeste (313), Central (140) e Rural (60).
“Mesmo com a queda dos casos de dengue nas últimas semanas na cidade, os agentes de endemias continuam nas ruas, combatendo os focos do mosquito Aedes aegypti e orientando a população sobre cuidados a serem tomados.”, comentou o secretário da Saúde, Romildo Benedito Borelli. “Nessa época do ano, com temperaturas mais frias e menos chuva, os casos de dengue caem normalmente. Mas descuidar agora, faz com que tenhamos problemas ainda maiores nas épocas mais propícias para a proliferação dos mosquitos”, concluiu o secretário.
Dengue em Araras
Foram 3.706 casos de dengue confirmados até agora em Araras, em 2025, com um total de nove óbitos. Atualmente, 57 pessoas aguardam resultados de exames e não há internações pela doença e nem óbitos sendo investigados.
Vacinas disponíveis
As vacinas estão disponíveis nas salas de vacina do município para crianças e jovens de 10 a 14 anos. Veja telefones, endereços e horários de funcionamento aqui.
Segundo a pasta, a cobertura vacinal da dengue em Araras é a seguinte: 43,5% (3.326 doses aplicadas) do público-alvo (crianças/adolescentes de 10 a 14 anos) tomaram a 1ª dose e apenas 21,6% (1.654 doses) a 2ª, sendo que apenas com as duas doses a pessoa fica imunizada contra a dengue.
Continue fazendo a sua parte!
Reserve alguns minutos do dia para organizar o seu quintal, retirando objetos que possam acumular água após as chuvas como garrafas, pneus, pratos de plantas e potes. Receba o agente de endemias em sua casa, pois ele terá um olhar técnico para auxiliar na identificação de possíveis criadouros.
Caso apresente sintomas como febre, dor de cabeça, dor no corpo, dor atrás dos olhos, coceira, manchas no corpo, vômito, diarreia, procure o posto de saúde mais próximo de sua casa.
Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3551-5840, do Setor de Controle de Endemias.
Secom/Prefeitura de Araras