A Prefeitura de Araras, por meio das secretarias da Saúde e da Comunicação Social e Institucional, lançou oficialmente uma campanha de vacinação contra a gripe (Influenza) nesta terça-feira (1º), nas redes sociais do executivo. O objetivo é levar mais informações sobre a doença a mais munícipes, ampliando a conscientização sobre a importância da vacina e, consequentemente, a cobertura vacinal na cidade.
A campanha está disponibilizada no Instagram e no Facebook da Prefeitura, com link para materiais informativos sobre a doença, os sintomas e a prevenção, além dos endereços das salas de vacinas do município, horários de funcionamento, e campanhas de vacinação aos finais de semana e feriados e também em escolas e empresas.
O material também será distribuído em grupos de WhatsApp onde estão representantes da imprensa local, além de munícipes e demais interessados em receber as notícias da Prefeitura de Araras.
A doença
A gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, provocada pelo vírus da influenza, com grande potencial de transmissão. Existem quatro tipos de vírus influenza/gripe: A, B, C e D. O vírus influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A, responsável pelas grandes pandemias.
Sintomas
A gripe pode se manifestar com os seguintes sintomas:
- Febre
- Dor de garganta
- Tosse
- Dor no corpo
- Dor de cabeça
Em adultos o quadro clínico pode variar de intensidade, enquanto as crianças costumam ter febres mais altas, com aumento dos linfonodos cervicais, podendo apresentar quadros de bronquite ou bronquiolite, além de sintomas gastrointestinais. Já os idosos se apresentam febris, sem outros sintomas, e a temperatura não atinge níveis tão altos como as crianças.
Também há sinais de aparecimento súbito como calafrios, mal-estar, dor nas juntas, prostração e secreção nasal excessiva. Caso tenha qualquer um dos sintomas, procure a unidade básica de saúde mais próxima de sua residência.
Onde se vacinar?
A forma mais eficaz de se proteger contra a Influenza é se vacinando. Confira onde você encontra o imunizante, de forma gratuita, na rede pública de saúde:
Segunda a sexta-feira, das 7h30 às 15h30:
– CRI (Centro de Referência Infantil) Dr. Hercio Arantes – Av. Washington Luís, 545, Centro (ao lado da APAE) – 3542-9909.
– ESF Dr. Edmundo Ulson – R. Ângelo Francato, 393, Parque Tiradentes – 3544-5232.
– PAM Ênio Vitali – R. França, 99, Jardim Piratininga – 3544-4280.
– UBS Dr. Antônio Simões Pontes – Av. João Rossi, 1051, Jd. Aeroporto – 3547-3195.
Segunda a sexta-feira, das 7h30 às 20h:
– UBS Antônio Carlos Fabricio – Av. Lourenço Batistela, s/n, Jardim José Ometto I – 3544-3569.
– UBS Oswaldo Salvador Devitte – Av. Presidente Costa e Silva, 27 – Narciso Gomes – 3544-4974.
– ESF Francisco Cascelli – Rua Melânia Baraldi Maróstica, s/n, Pq. Das Árvores – 3544-5424.
A vacina é segura e é considerada uma das medidas mais eficazes para evitar casos graves e óbitos por gripe. A constante mudança dos vírus Influenza requer um monitoramento global e frequente reformulação da vacina contra a gripe. Devido a essa mudança dos vírus, é necessário a vacinação anual contra a gripe. Este imunizante oferecido no Sistema Único de Saúde (SUS) protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul.
Prevenção
Além da vacinação, outras medidas podem ser tomadas para reduzir o risco de transmitir e contrair doenças respiratórias como a gripe.
- Lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel, principalmente antes de consumir algum alimento;
- Evite tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
- Mantenha os ambientes bem ventilados;
- Evite contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe;
- Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
- Cubra o nariz e boca ao espirrar ou tossir;
- Utilize lenço descartável para higiene nasal;
- Adote hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos;
- Evite sair de casa em período de transmissão da doença;
Pessoas com sintomas de gripe devem evitar sair de casa no período de transmissão (até sete dias depois do início dos sintomas). É orientado o afastamento temporário do trabalho ou escola (no caso das crianças) até 24 horas após cessar a febre sem a utilização de medicamento.
Ações da Secretaria da Saúde
Em Araras, a vacinação contra a gripe começou em abril para os grupos prioritários, com drive thru no Parque Ecológico e acesso a pé, inclusive em horário estendido durante a Feira do Agricultor, que acontece no local às quartas-feiras.
A Secretaria da Saúde também realizou vacinação aos sábados em supermercados, igrejas, na Praça Barão de Araras e em unidades básicas que participam da iniciativa “Sábado com Saúde”.
Equipes da Saúde também vacinaram colaboradores de empresas do município e alunos das escolas da rede municipal de ensino.
Além da vacinação, a Vigilância Epidemiológica divulga semanalmente, desde o dia 3 de junho, um boletim com os números atualizados de notificações da doença, casos confirmados e descartados, e óbitos.
Secom/Prefeitura de Araras
Com informações do Ministério da Saúde