Publicado em: 06/11/2019 às 10:52
Novembro azul: programação inclui unidades de saúde funcionando em horário estendido
Além disso, Campanha também promoverá ações de conscientização e palestras em empresas, escolas e locais públicos
Secom

Visando a intensificação do atendimento aos homens nas unidades de saúde, ação tem como principal objetivo a realização do exame de PSA (Antígeno Prostático Específico)

Agora é a vez dos homens. A Prefeitura de Araras, por meio da Secretaria da Saúde, divulgou a programação da Campanha Novembro Azul.

Visando à intensificação do atendimento aos homens nas unidades de saúde, a ação tem como principal objetivo a realização do exame de PSA (Antígeno Prostático Específico), realizado por meio de análise de sangue, para pacientes a partir de 50 anos - ou a partir de 40, em casos com sinais de risco e sintomas ou histórico familiar, detectados após aplicação de questionário avaliativo.

Para isso, a campanha promoverá durante todo mês de novembro ações de conscientização e palestras nas unidades de saúde, empresas, escolas, igrejas e locais públicos. Além disso, os postos também vão funcionar em horário estendido, até as 20h, durante quatro dias, visando atendimento aos homens que trabalham e não podem comparecer no horário normal das unidades.

“PSA é uma proteína produzida pelo tecido prostático. Se o homem tem tecido prostático, tanto benigno, quanto maligno, ela será detectada no exame de sangue. A partir disso, em caso de alteração, o paciente será encaminhado ao urologista para realização do exame do toque digital”, explicou a enfermeira do Naes (Núcleo de Apoio à Educação em Saúde), Erika Alves de Freitas.

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, sendo responsável por 10% das mortes provocadas por câncer em pacientes do sexo masculino, ficando atrás dos tumores de pulmão e intestino. A detecção precoce é uma estratégia importante para encontrar o tumor em fase inicial e, assim, possibilitar melhor chance de tratamento e consequentemente de cura.

“É importante que os homens, principalmente aqueles com mais de 50 anos, deixem de lado seus preconceitos e procurem as unidades de saúde para prevenção e diagnóstico do câncer de próstata. O câncer ainda mata muitas pessoas, por desinformação e preconceitos injustificados”, ressaltou o secretário da saúde, Romildo Benedito Borelli.

Confira a programação do Novembro Azul

De 1 a 29 de novembro:

- Intensificação do atendimento à saúde do homem nas unidades de saúde, com solicitação de exame de PSA para homens a  partir de  50 anos – ou a partir de 40, caso apresente sinais de risco e sintomas, ou histórico familiar, detectados após aplicação de questionário avaliativo.

- Palestras em empresas, escolas, igrejas entre outros.

Unidades com horário estendido de atendimento até as 20h

21de novembro: PSF Vital Pacifico Homem, UBS Emersom Mercatelli e PAM Eva Cruz

22 de novembro: PSF Madre Carla Rabolin, UBS Antonio Carlos Fabricio, PAM Eva Cruz

26 de novembro: PSF Edmundo Ulson, PSF Lucia Bochetti Meneguetti, PSF. Nilton de Lolo e PAM Eva Cruz