A equipe da Prefeitura de Araras já atendeu mais de 100 pessoas durante o plantão diário que acontece no bairro Nova Cascata, na região rural. O atendimento teve início no último dia 14 e segue até segunda-feira (28), em horários alternados - segunda, quarta, sexta e domingo, das 8h às 12h, e terça, quinta e sábado, das 13h às 17h.
O empreendimento está em processo de regularização e conta com o acompanhamento da Prefeitura e do Ministério Público. O Posto de Atendimento está montado em um container da Guarda Civil Municipal para orientar quem tem dúvidas ou precisa de mais informações sobre o empreendimento.
Lançado na década de 1980, como Parque da Cascata, o empreendimento está configurado, atualmente, como um núcleo urbano informal e conta com cerca de 900 lotes e mais de 200 casas já edificadas.
Recentemente, o empreendimento foi adquirido pela MBA1 Empreendimento Imobiliário SPE Ltda. A Prefeitura está adotando as medidas necessárias para regularizar esse núcleo habitacional e o Ministério Público está acompanhando todas as etapas. A regularização está sendo feita por meio do REURB, que é um programa de Regularização Fundiária Urbana, com base na Lei Federal nº 13.465/2017. Estão sendo adotadas medidas jurídicas, urbanísticas, ambientais e sociais para sua regularização.
Seguindo as diretrizes da referida lei, a Prefeitura está finalizando o levantamento socioeconômico das famílias moradoras no local, cadastradas como proprietárias/possuidoras dos imóveis.
Além da Promotoria Pública, várias Secretarias da Prefeitura estão envolvidas neste processo, junto da Procuradoria do Município, com o objetivo de, enfim, regularizar um empreendimento e dar tranquilidade jurídica às famílias que enfrentaram diversos problemas burocráticos ao longo das últimas décadas.
Secom/Prefeitura de Araras